O WhatsApp começou a liberar, na última quinta-feira (19), uma funcionalidade que permite adicionar chaves Pix diretamente no perfil do aplicativo. A novidade tem como principal objetivo facilitar o compartilhamento de chaves Pix entre os usuários, oferecendo um atalho prático e rápido para quem utiliza o sistema de pagamentos.
De acordo com Guilherme Horn, chefe do WhatsApp no Brasil, em entrevista ao G1, o recurso foi pensado especialmente para ajudar prestadores de serviços que recebem pagamentos via Pix. No entanto, ele enfatizou que a funcionalidade também pode ser usada entre amigos e familiares, eliminando a necessidade de perguntar “qual é o seu PIX?”.
A decisão de cadastrar a chave é totalmente opcional, ficando a critério do usuário.
Para adicionar sua chave Pix ao perfil no WhatsApp, siga o passo a passo:
1. Abra uma conversa com outra pessoa e toque no ícone de clipe de papel 📎;
2. Selecione a opção “Pix”, representada pelo ícone oficial;
3. Escolha o tipo de chave que deseja cadastrar (CPF, celular, ou chave aleatória gerada pelo banco) e insira o nome completo usado na conta vinculada à chave;
4. Ajuste as configurações de privacidade para escolher quem poderá visualizar sua chave Pix no perfil;
5. Por fim, toque em “Adicionar”.
A partir daí, sua chave Pix estará disponível diretamente no WhatsApp, eliminando a necessidade de copiá-la de outros lugares ou tentar lembrar durante uma conversa.
A estimativa é que o recurso esteja disponível para todos os usuários até o final de janeiro de 2025.
Caso haja boa aceitação do público brasileiro, a ideia é ter uma integração mais profunda com o Pix, tornando ainda mais fácil a forma como lidamos com pagamentos pelo aplicativo de mensagens mais popular do país.
Gostou da novidade?
Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.