NE Notícias

O ex-presidente americano Donald Trump foi hoje considerado culpado de fraude contábil relacionada ao pagamento de US$ 130 mil (aproximadamente R$ 675 mil) à atriz pornô Stormy Daniels em 2016. O júri concluiu que Trump violou a lei ao tentar comprar o silêncio de Daniels para evitar danos à sua campanha eleitoral naquele ano, quando venceu as eleições presidenciais.

Marc Nozell / Creative Commons

Trump foi condenado por todas as 34 acusações de falsificação de registros comerciais. A sentença será anunciada em junho, tornando Trump o primeiro ex-presidente americano a ser condenado criminalmente. No entanto, a condenação não impede sua participação na corrida eleitoral de novembro deste ano, pois nos Estados Unidos uma pessoa condenada por um crime pode concorrer a qualquer cargo e até ser eleita.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ex-advogado de Trump, Michael Cohen, uma espécie de ajudante de ordens, afirmou que foi instruído pelo político a realizar o pagamento a Daniels. Trump criticou o julgamento ao sair do tribunal, classificando-o como “fraudado e vergonhoso” e afirmou que o verdadeiro veredicto será dado em 5 de novembro.

O promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, anunciou o veredicto, destacando que Trump foi considerado culpado de falsificação de registros comerciais em primeiro grau para ocultar um esquema destinado a corromper as eleições de 2016.

Trump também enfrenta uma investigação sobre seu papel na invasão do Capitólio em janeiro de 2021.

CNN Brasil