AAN

O prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Fábio Mitidieri e os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e de São Cristóvão, Marcos Santana, membros que formam o Consórcio do Transporte Coletivo Metropolitano, lançaram nesta quinta-feira, 20, o edital de licitação do transporte público da Grande Aracaju.

Heitor Xavier/SC

O documento prevê a contratação de [apenas] duas empresas para operar as frotas de ônibus nos quatro municípios e estabelece requisitos como veículos com idade máxima de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar-condicionado nos ônibus, entre outros benefícios.

Como aporte, as quatro prefeituras estarão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre cada uma delas de acordo com o quantitativo populacional. O edital contempla dois lotes e estabelece uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A partir de agora, esperamos que em breve possamos devolver para a sociedade aquilo que ela sempre nos cobrou. Esse edital tem os prazos legais, mas esperamos que no início do ano que vem já estejamos com a frota nova chegando.”

Fábio Mitidieri, governador

Para a formulação do edital, foi analisada a divisão entre lotes, as linhas de ônibus, a quantidade atual de veículos que operam no sistema, entre outros aspectos acordados com os entes envolvidos no Consórcio Metropolitano.

Ana Lícia Menezes|PMA

“Agora, temos uma previsão de 25 dias úteis para ter o edital em ampla concorrência nacional e para que a gente possa saber em seguida quais serão as empresas vencedoras”, destacou o diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles.

O interesse em participar da disputa já foi sinalizado por empresas que já realizam o serviço na região metropolitana, como explicou a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz.