A Torre, empresa responsável pela coleta de lixo em Aracaju, comunicou a demissão de 1.300 funcionários. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 17, durante reunião entre a direção da empresa e o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (SINDELIMP). Os colaboradores foram informados oficialmente nesta segunda-feira, 20.
De acordo com a Torre, a decisão foi motivada pelo atraso nos pagamentos dos serviços prestados à prefeitura da capital, que não são quitados desde novembro de 2024. A empresa afirma que o aviso de dispensa foi feito 30 dias antes do término oficial do contrato, previsto para o próximo dia 19 de fevereiro.
Prefeitura rebate alegações
Por meio de nota, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contestou a justificativa apresentada pela Torre. Segundo a autarquia, a decisão da empresa é “unilateral” e não reflete as negociações em curso. A Emsurb informou que havia estabelecido um cronograma com pagamentos quinzenais para quitar a dívida acumulada pela gestão anterior.
Ainda de acordo com a nota, o primeiro repasse referente ao acordo firmado vence nesta segunda-feira, 20, e não há atrasos nos pagamentos previstos para a terceirizada. A Emsurb reafirma o compromisso com a regularização da situação financeira e critica a postura da empresa.
As demissões em massa levantam preocupações quanto à continuidade do serviço de coleta de lixo na capital e ao impacto social causado pelo desligamento dos trabalhadores.
Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.