A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) será leiloada nesta quarta-feira (4) na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. O certame, que define a concessão dos serviços de água e esgoto do estado à iniciativa privada, contará com a participação de grandes empresas do setor, como Iguá Saneamento, Algia, BRK Ambiental e Pátria Investimentos.
A empresa vencedora, que será definida pelo maior valor ofertado pela outorga, assumirá a responsabilidade pela distribuição de água em todo o estado e pelo atendimento ao consumidor final. A Deso, por sua vez, permanecerá responsável pelo tratamento da água e pelo fornecimento para clientes industriais e comerciais.
Impactos
A concessão da Deso, prevista para 35 anos, gerou debates e preocupações. O secretário-geral do SINDISAN, Aécio Ferreira, alerta para o potencial aumento das tarifas de água, contrariando declarações do governo. Segundo ele, a lei que autoriza a concessão prevê a possibilidade de repasse de custos para os usuários de baixa renda, acima de um determinado percentual.
O sindicato também expressa preocupação com o impacto da privatização sobre os empregos dos trabalhadores da Companhia, que completa 55 anos de fundação no último dia 25 de agosto.
Investigação do STF
A concessão da Deso também está sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Cristiano Zanin solicitou esclarecimentos ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, sobre a lei que autoriza a privatização.
NE Notícias trará todos os detalhes sobre o resultado do leilão.
Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: Facebook, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.