NE Notícias

Na manhã desta terça-feira, 23, a rodovia estadual SE-230 foi bloqueada por agricultores em protesto contra a falta de energia nos perímetros irrigados do Sertão. A interrupção no fornecimento de energia afeta as regiões de Cotinguiba, Canindé de São Francisco, Jacaré Curituba, Neópolis e Propriá, prejudicando mais de duas mil famílias.

Rodovia estadual SE-230 foi bloqueada por agricultores em protesto contra a falta de energia
Rodovia estadual SE-230 bloqueada|Reprodução

A Energisa cortou o fornecimento de energia devido à inadimplência da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf). Com isso, os produtores estão sendo obrigados a utilizar bombas para drenar a água.

A Codevasf informou que impetrou um mandado de segurança com pedido de liminar para solicitar o restabelecimento do serviço. “Desde que tomou conhecimento do corte de energia elétrica, a Codevasf vem realizando todos os esforços na busca de recursos orçamentários para quitação de débitos relativos ao fornecimento de energia para os projetos de irrigação em Sergipe, inclusive em contato com representantes do Congresso Nacional”, afirmou a Companhia em nota.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por outro lado, a Energisa declarou que a inadimplência persiste. “A empresa mantém-se aberta a negociação, mas até o momento, nenhuma solução concreta foi apresentada pela instituição federal para garantir o pagamento da dívida e das próximas faturas que vencem ao longo de 2024. A empresa reforça que não foi notificada sobre decisão liminar que prevê o restabelecimento do fornecimento de energia nos perímetros agrícolas atendidos pela Codevasf, e assim que for notificada, cumprirá a decisão judicial, dentro do prazo estabelecido pela justiça”, afirmou a concessionária.

Enquanto isso, quem sofre são os produtores e seus familiares do Sertão sergipano.