Durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2024, a tarifa média do gás natural canalizado terá um reajuste de 4,00% no preço sobre a tarifa média vigente. Em reais, o reajuste representa um aumento de R$ 0,1125 por metro cúbico de gás na tarifa média. O reajuste já foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).
O reajuste acompanha o repasse no preço da molécula praticado pelos supridores, levando em conta a variação no mercado internacional do petróleo bruto (brent) e outras variáveis, a exemplo da cotação do dólar no período.
Impacto por segmento
Considerando que cada segmento tem sua tarifa específica, no segmento do Gás Natural Veicular (GNV), o percentual de reajuste será de 3,5797% no preço do combustível. Já no segmento residencial, o aumento será de 2,5164%; e no segmento industrial o reajuste médio será de 3,9729%. Já o segmento comercial aumento de 3,2482% e o de cogeração terá ajuste de 4,5876%.
Em 2024 já ocorreram duas alterações de preço do gás natural canalizado com redução significativa, em 1º de fevereiro, ocorreu uma redução de 4,44% na tarifa média. Em 01 de maio, o valor da tarifa foi reajustada em 0,49%.
A Sergas atua como elo de captação para a instalação de indústrias em Sergipe. A companhia vem fortalecendo a cadeia produtiva e colabora para a implantação de grandes empresas. A Sergas é uma das maiores recolhedoras de impostos para o estado e possibilita que órgãos governamentais estaduais prospectem empreendimentos, tendo o gás natural como atrativo.
Por Sergipe Gás S/A (Sergas).
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.