Professores e professoras da rede estadual de ensino vão paralisar suas atividades por três dias neste mês de outubro. A paralisação faz parte das ações de luta em defesa, recuperação e valorização da carreira do magistério em Sergipe. E a paralisação vai começar num dia significativo: o dia 15 de outubro, Dia do Professor e da Professora.
“Infelizmente, não há o que se comemorar, pois enfrentamos o empenho incansável do governador Fábio Mitidieri e do secretário de Educação Zezinho Sobral em acabar com nossa carreira, empreitada iniciada e mantida por governos anteriores”, disse Roberto Silva, presidente do SINTESE. “E eles estão determinados a cumprir esta missão neste governo, mas estamos resistindo bravamente e seguiremos na luta”, acrescentou.
E este 15 de outubro será marcado por um grande ato público de professores e professoras da rede estadual de ensino. A partir das 8h, no Calçadão da João Pessoa, em frente à agência da Caixa Econômica, no Centro de Aracaju, a categoria se reunirá para conversar com a população e falar sobre sua luta com uma série de atividades.
Haverá um varal de projetos pedagógicos, onde professoras e professores irão apresentar suas práticas pedagógicas em sala de aula. “É mais uma forma de mostrar ao governador que o professor trabalha sim e que ele precisa respeitar a categoria”, comentou Roberto.
Além disso, a programação conta ainda com distribuição de brindes, apresentações artísticas e culturais e uma revelação surpresa. “Toda sociedade precisa vir a esta atividade e conferir o que temos a mostrar”, instigou.
Programação
A paralisação continua ainda por mais dois dias. No dia 16, acontecem atos regionais, em várias cidades do Estado. Em Aracaju, acontece adesivaço em diversos semáforos da cidade, pela manhã e pela tarde.
No dia 17, todo o magistério estadual volta a se reunir em Aracaju para a grande marcha em defesa da educação, com concentração às 14h, no estacionamento do Parque da Sementeira, no bairro 13 de Julho.
Sintese
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.