NE Notícias

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 26/9, a Operação Barganha, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos em vários contratos da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Operação Barganha em Ilhéus
Dinheiro apreendido na casa de um dos empresários – Foto: Polícia Federal

Na data de hoje, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Além das medidas de busca e apreensão, foram deferidas a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos no esquema criminoso, bem como apreensão de valores.

As investigações apontam a existência de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos para que as empresas investigadas fossem beneficiadas com contratos na gestão municipal. Os ajustes entre empresários e agentes públicos eram realizados antes mesmo da realização da licitação e definiam a empresa que seria vencedora.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do direcionamento das licitações, constatou-se o superfaturamento dos serviços em diversos contratos, fraude documental, crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os contratos investigados envolvem valores superiores a R$ 45 milhões. A atuação dos agentes públicos ocasionou desvios de recursos públicos na área de saúde, educação e limpeza urbana.

Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

NE Notícias

Autorizada pela Justiça Federal, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o prefeito de Ilhéus, na Bahia.

Operação Barganha em Ilhéus
PF cumpre mandados na Prefeitura de Ilhéus – Foto: Polícia Federal

Foram autorizadas buscas na casa e no gabinete do prefeito Mário Alexandre (MDB) e nas casas de Bento Lima (PSD) – candidato a prefeito apoiado por Mário e ex-secretário de Gestão de Ilhéus – o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, outras duas pessoas e duas empresas.


Com informações da Polícia Federal