Por decisão da Justiça Federal, Mosqueiro, Areia Branca, Robalo e São José, que compunham a chamada Zona de Expansão, passam a ser administrados pela Prefeitura de São Cristóvão.
A atual delimitação geográfica entre São Cristóvão e Aracaju foi definida por meio de uma Emenda Constitucional movida pela Assembleia Legislativa de Sergipe.
No entanto, a justiça derrubou essa emenda, alegando a ausência de um plebiscito, como manda a Constituição. Agora, de acordo com a decisão judicial, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem o prazo de 30 dias para corrigir os mapas de limites geográficos entre as duas cidades. Além disso, os órgãos responsáveis terão que fazer as devidas adequações quanto à cobrança de impostos nessas áreas.
Plebiscito
A Prefeitura de São Cristóvão, autora da ação que resultou nessa decisão, afirma estar preparada para assumir a administração dessas áreas reivindicadas.
Por outro lado, moradores da região defendem a realização de um plebiscito, a fim de que a população local possa se manifestar sobre essa mudança nos limites municipais.
Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.