Como forma de reconhecer os serviços prestados pelos servidores da Polícia Civil de Sergipe que não estão mais na ativa, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) passou a emitir a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado. A emissão do documento atende a uma solicitação do Governo do Estado, tendo sido viabilizada pelo IIWSG em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, o Instituto de Identificação cumpriu uma determinação do Governo e passou a emitir a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado de Sergipe.
Conforme Cátia Emanuelli, assessora técnica da Delegacia-Geral da Polícia Civil, a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado representa a conclusão de uma luta da categoria, e reforça a identificação de integrante da segurança pública. “Além de ser o reconhecimento aos policiais civis que se dedicaram ao combate à criminalidade”, disse ela.
Reconhecimento ao profissional
O documento representa uma demonstração do reconhecimento da atuação do servidor policial civil aposentado em Sergipe, assim como evidenciou Jenilson Gomes: “É o reconhecimento desses profissionais que deram boa parte de sua vida à Polícia Civil. Nada mais legítimo e justo o estado reconhecer e entregar a carteira funcional”.
Anteriormente, quando o policial civil ia para a aposentadoria, a Carteira Funcional era recolhida. Agora a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado chega como um reconhecimento à dedicação do servidor. “O policial civil se aposenta, mas não deixa mais de se apresentar como tal”, destacou Jenilson.
Para o escrivão aposentado Valdson Rodrigues, a chegada da Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado foi uma grata surpresa proporcionada pelo Governo do Estado. “Hoje estamos sendo reconhecidos pela visão muito boa do governador e do secretário da Segurança Pública. O processo foi rápido, em 10 minutos eu já estava liberado. E é um reconhecimento aos 40 anos de trabalho”, ressaltou.
Solicitação da Carteira do Policial Civil Aposentado
Para solicitar a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado, o servidor precisa cumprir alguns pré-requisitos. O delegado-geral assina um ofício de encaminhamento, e ao receber esse documento, o servidor deve ir ao IIWSG munido de duas fotos 3×4.
Além do ofício e das duas fotos 3×4, o servidor precisa também levar comprovante de residência e documento oficial com foto, e seguir o padrão de vestimenta deliberado para emissão da Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado. Os homens devem estar presentes de terno; já para as mulheres de roupa social.
O atendimento acontece todos os dias úteis, das 7h às 13h, na sede do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), que fica localizado na rua Porto da Folha, número 345, bairro Getúlio Vargas em Aracaju.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.