NE Notícias

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta semana, um acordo com a empresa Unigel para retomar as atividades das fábricas de fertilizantes localizadas em Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA).

Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen)
ASN / Arquivo

A decisão, aprovada por sete votos a quatro, também autoriza a abertura de uma licitação para contratar uma nova operadora para as duas plantas industriais.

Segundo informações da CNN Brasil, o acordo prevê o encerramento de um processo arbitral movido pela Unigel contra a Petrobras, no qual a empresa alegava prejuízos causados pelos altos preços do gás fornecido pela estatal. Em troca, a Petrobras terá de volta as unidades industriais, com prazo de até 180 dias para efetivar a retomada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As duas unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) foram inauguradas em 2013, no governo Dilma Rousseff, mas sempre operaram no vermelho. Após a paralisação em 2018, no governo Michel Temer, as plantas foram arrendadas por dez anos à Unigel durante a gestão de Jair Bolsonaro. No entanto, continuaram acumulando prejuízos e tiveram suas atividades interrompidas em 2023.

No governo Lula, a reativação das fábricas foi defendida por ministros da Casa Civil e de Minas e Energia, sob o argumento de que as unidades poderiam atender até 14% da demanda nacional por ureia, principal insumo para a produção de fertilizantes.

A Petrobras prevê, no seu Plano de Negócios 2025–2029, o retorno ao mercado de fertilizantes como forma de agregar valor à cadeia de petróleo e gás natural, além de fortalecer a segurança alimentar e a política de transição energética.

Bloco de Redes Sociais