Foi divulgada nesta segunda-feira, 27, uma nova pesquisa da Genial/Quaest que revela uma deterioração nos índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A desaprovação ao trabalho de Lula cresceu de 47% para 49% em relação ao levantamento anterior. A aprovação, por sua vez, caiu cinco pontos percentuais, passando de 52% em dezembro para 47% em janeiro.
Além de medir a aprovação pessoal ao trabalho do presidente, o instituto também investigou a avaliação geral sobre o governo. Segundo os dados, 37% dos entrevistados consideram o governo Lula negativo, 31% o avaliam positivamente, enquanto 28% afirmam que ele é regular. Na pesquisa anterior, 34% avaliavam o governo como regular.
Quaest: para 31%, a avaliação do governo é positiva (eram 33%), para 37% é negativa (eram 31%), e para 28% é regular (eram 34%). Não souberam ou não responderam somam 4%.
— GloboNews (@GloboNews) January 27, 2025
➡ Assista ao #GloboNewsEmPonto: https://t.co/bFwcwLqjJH #GloboNews pic.twitter.com/kASifbu2HI
Percepção sobre os rumos do país
Metade dos brasileiros (50%) acredita que o país está seguindo na direção errada, enquanto 39% enxergam o Brasil caminhando na direção certa.
4/ Perder popularidade no Nordeste e na renda baixa significa que o governo está perdendo base que deixa de defendê-lo. Isso fica evidente quando chega a 50% os brasileiros que acreditam que o país está na direção errada e apenas 39% na direção certa. pic.twitter.com/qDNrGnDGMr
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) January 27, 2025
A polêmica do Pix pesa na avaliação do governo
O instituto também ouviu a população sobre a polêmica envolvendo o Pix, crise que ganhou destaque na primeira quinzena de janeiro. Para 66% dos brasileiros, o governo federal errou mais do que acertou ao lidar com o tema.
7/ A notícia negativa mais lembrada espontaneamente pela população nesta rodada foi a do possível monitoramento do PIX (11%). É um percentual muito alto que reforça o que a crise da primeira quinzena de jan/25 impactou na aprovação do presidente. pic.twitter.com/ytMZynm429
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) January 27, 2025
Economia segue preocupando
A pesquisa aponta que 25% dos entrevistados reconhecem melhorias na economia do último ano, enquanto 39% afirmam que a situação econômica piorou. O impacto da alta nos preços é evidente: 83% dos brasileiros relataram aumento no custo dos alimentos no último mês, o maior percentual já registrado na série histórica da Quaest.
Comunicação governamental é alvo de críticas
A avaliação da comunicação do governo também foi analisada. Para 53% dos brasileiros, ela é negativa, enquanto apenas 18% a consideram positiva. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, comentou sobre o impacto dessa percepção:
“Vai ser preciso mais do que uma mudança de comunicação para mudar a rota desses indicadores. Política e gestão terão que andar acompanhados com a comunicação para que uma mudança real possa dar novo rumo ao governo.”
Quaest: 49% desaprovam trabalho de Lula; pela primeira vez o índice é superior à aprovação. Confira os dados.
— GloboNews (@GloboNews) January 27, 2025
➡ Assista ao #GloboNewsEmPonto: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/ecsLTunUiN
Queda de popularidade no Nordeste preocupa governo
A pesquisa mostra que a queda na aprovação foi mais acentuada na região Nordeste, tradicional reduto do presidente. Em apenas um mês, o governo perdeu quase 10 pontos percentuais de aprovação na região, caindo de 67% em dezembro para 59% em janeiro. “Perder popularidade no Nordeste e na renda baixa significa que o governo está perdendo base que deixa de defendê-lo”, avaliou Felipe Nunes.
2/ A deterioração da aprovação do governo aconteceu com mais força na região Nordeste. Em apenas um mês, governo perdeu quase 10 pontos de aprovação. No Sul, o governo perde 7 pontos. É o pior resultado do governo nas duas regiões. pic.twitter.com/cP4pWOim2H
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) January 27, 2025
Principais problemas enfrentados pelo Brasil
O levantamento também destacou os principais problemas que preocupam os brasileiros atualmente:
- Violência: 26% (contra 20% em dezembro);
- Questões sociais: 23% (ante 18%);
- Economia: 21% (estável);
- Saúde: 14% (era 15%);
- Corrupção: 8% (ante 9%);
- Educação: 8% (estável).
Metodologia da pesquisa
A pesquisa da Genial/Quaest foi realizada presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro, com 4.500 brasileiros maiores de 16 anos, em 250 municípios distribuídos nas cinco regiões do país. O índice de confiança do levantamento é de 95%, com uma margem de erro de um ponto percentual.
O que você achou do levantamento? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.