Um levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta segunda-feira (3), apontou o cantor Gusttavo Lima como um nome competitivo em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026.
No cenário testado, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o sertanejo registra 35%. Votos nulos ou eleitores que afirmam não votar somam 21%.
A pesquisa também analisou outros possíveis confrontos. Contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que é amigo do cantor, Lula amplia a vantagem: 45% a 26%. Esse foi o maior diferencial registrado no levantamento.
Outros nomes testados para um eventual segundo turno incluem Eduardo Bolsonaro (PL), Pablo Marçal (PRTB), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
No segundo turno, os resultados apontam:
Lula 41% x 35% Gusttavo Lima
Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro
Lula 44% x 34% Pablo Marçal
Lula 43% x 34% Tarcísio de Freitas
Lula 45% x 28% Romeu Zema
Lula 45% x 26% Ronaldo Caiado
7/ Embora as comparações de segundo turno sejam as melhores nesse momento para compreender potencial de candidaturas, simulamos também como seria a disputa desses nomes da oposição no primeiro turno.
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) February 3, 2025
Em qualquer cenário, Lula tem o seu piso histórico, 30%. Se a oposição… pic.twitter.com/U6o0v3wFfF
Rejeitados e desconhecidos
De acordo com a pesquisa, o atual presidente venceria qualquer candidato testado no segundo turno. No entanto, o levantamento também apontou um cenário de rejeição elevada entre os nomes em disputa.
O presidente Lula tem 49% de rejeição, enquanto 47% afirmam que votariam nele. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, lidera a rejeição com 53% dizendo que não votariam nele. Ciro Gomes e Eduardo Bolsonaro também ultrapassam os 50% de rejeição.
Entre os demais possíveis candidatos, Gusttavo Lima aparece com 50% de rejeição. Tarcísio de Freitas, apesar de cotado como um dos principais nomes da direita, ainda é desconhecido por 45% dos entrevistados, e 32% dos que o conhecem o rejeitam.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem 49% de rejeição, enquanto Pablo Marçal registra 42%. Já Ronaldo Caiado e Romeu Zema enfrentam o desafio do desconhecimento: 68% dos entrevistados afirmam não saber quem é Caiado, enquanto 62% dizem o mesmo sobre Zema.
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, é rejeitado por 56% dos eleitores.
O estudo ouviu 4.500 eleitores presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Com a palavra, o eleitor. Manifeste sua opinião na seção de comentários abaixo e siga o NE Notícias nas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.