O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da decisão do Fórum Nacional de Governadores, nesta terça-feira, 10, em Brasília–DF, de encaminhar ao governo federal um plano para ser incorporado à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
O Fórum de Governadores marcará um novo encontro no início de 2025 para retomar os debates. Neste, que foi o 16º encontro do colegiado, também foram debatidos temas fazendários e de saúde, com a presença de três ministros do governo federal.
Para Fábio, o debate em torno da segurança pública deve ser mais ampliado em prol de soluções mais assertivas e duradouras. “Temos que definir, por exemplo, como vamos financiar a segurança, os investimentos em tecnologia, inteligência, em combate ao crime organizado. Algo tem que ser feito. Criar um fundo é importante, mas trago a preocupação na retirada de autonomia das polícias estaduais. Precisamos do apoio do governo federal e de investimentos. A criação de uma nova polícia, a meu ver, não é uma solução”, avaliou, ao comentar as propostas debatidas até o momento em resposta à PEC apresentada pelo governo federal.
O texto encaminhado pelo Fórum de Governadores tem consenso de 26 unidades da Federação, via Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp).
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, elogiou o trabalho conjunto dos governadores e as propostas levantadas no encontro. “Agradeço a atenção que os governadores e secretários dedicaram a essa minuta da PEC. Ela é o embrião da discussão de um tema importantíssimo, que ficou intocado desde a promulgação da Constituição. A criminalidade cresceu muito desde então, deixou de ser local e se tornou nacional e até internacional, e a nossa Carta Magna precisa ser revisitada”, destacou o ministro.
Agência Sergipe de Notícias
IMPRENSA
Para a imprensa nacional, a PEC da Segurança é uma beleza! Muita mentira tem sido divulgada para agradar o Governo Federal.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.