Clínica Homo

A Páscoa traz consigo o momento de maior consumo de chocolates, que pode gerar benefícios à saúde, se for consumido de forma consciente. Para orientar a população sobre os riscos e benefícios, a nutricionista da Clínica Homo, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Marcela Mori, ressalta que o chocolate traz diversas sensações de bem-estar, prevenção de doenças cardíacas e estímulo do sistema nervoso central.

Pixabay

“Tudo isso acontece porque o cacau contém substâncias que agem como protetoras do sistema cardiovascular e como antidepressivos naturais. Então, é importante destacar duas substâncias presentes no cacau que são responsáveis pelos benefícios do chocolate para a saúde: os flavonoides e o ácido oleico”, destaca Marcela Mori.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a nutricionista, os flavonoides possuem características antioxidantes e agem como protetores do sistema cardiovascular. “Além disso, são considerados antidepressivos naturais, evitam os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e são estimulantes energéticos. E o ácido oleico, também encontrado no azeite de oliva, pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL)”, informa.

Nutricionista Marcela Mori ⏐Divulgação

Consumo moderado

Marcela Mori alerta ainda que é preciso ficar atento e ter alguns cuidados no consumo do chocolate. “Mesmo proporcionando benefícios para a saúde, o chocolate deve ser consumido moderadamente. Consuma, no máximo, 40 gramas por dia para que ele não cause problemas, como aumento da glicemia (taxa de glicose no sangue) e irritação do intestino. Vale destacar que é sempre importante avaliar a individualidade, pois cada um tem sua história bioquímica”, finaliza a profissional de saúde.