NE Notícias

Conforme artigo publicado no jornal O Globo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que integra a base de apoio ao presidente Lula e atualmente possui três ministérios, se distanciou do governo ao votar contra o decreto proposto pelo Planalto para alterar o marco regulatório do saneamento. Os deputados do partido acompanharam a posição do Centrão, grupo de partidos que se posiciona de forma independente em relação ao governo, no Congresso.

A atitude do partido, que tem Geraldo Alckmin na vice-Presidência, está gerando repercussões. A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que havia criticado a decisão do PSB de se juntar a um bloco de partidos de oposição, afirmou, após se reunir com membros da legenda, que “quem está no governo precisa estar ao lado do governo”.

Lula, Siqueira e Alckmin – Sergio Dutti ⏐ Divulgação

Em uma entrevista ao O Globo, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, admitiu que a legenda se distanciou do governo, e atribui essa situação à relação próxima entre o líder do partido na Câmara, Felipe Carreras, e o Centrão.

Siqueira enfatizou que é natural o governo exigir lealdade e ressaltou que as divergências são apenas casos isolados, não representando uma tendência generalizada.

➥ Com informações de O Globo