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A pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), revelou que 55% dos brasileiros desaprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) administra o Brasil. O número representa um crescimento de nove pontos percentuais em relação ao último levantamento. A taxa de aprovação caiu para 40%, ante 47% registrados em dezembro de 2024.

Pesquisa Ipsos-Ipec: Lula vai muito mal
Ipsos-Ipec|Divulgação

Quando questionados sobre a avaliação geral do governo, 41% dos entrevistados classificaram a gestão como ruim ou péssima, enquanto 27% consideram o trabalho ótimo ou bom – uma queda em relação aos 34% do levantamento anterior.

Veja os números:

  • Ruim/péssimo: 41% (era 34% em dezembro)
  • Ótimo/bom: 27% (era 34% em dezembro)
  • Regular: 30% (era 39% em dezembro)
  • Não sei: 1%

Maneira de administrar:

  • Aprova: 40% (era 47% em dezembro)
  • Desaprova: 55% (era 46% em dezembro)
  • Não sei: 4% (era 34% em dezembro)

Perfis dos entrevistados

A pesquisa indicou que a avaliação positiva de Lula é maior entre aqueles que disseram ter votado nele em 2022 (52%), moradores do Nordeste (37%), pessoas com menor escolaridade (36%), brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo (34%) e católicos (34%). No entanto, mesmo nesses grupos, houve queda na aprovação.

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Por outro lado, a desaprovação é mais expressiva aparece entre aqueles que afirmam ter votado em Jair Bolsonaro (PL) na última eleição (72%), pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos (59%), indivíduos mais instruídos (48%) e evangélicos (52%).

Confiança no presidente

O levantamento também mediu a confiança dos brasileiros em Lula. Segundo os dados, 58% dos entrevistados disseram não confiar no presidente, enquanto 40% afirmaram confiar nele.

G1

Metodologia

A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 7 e 11 de março, abrangendo eleitores de 131 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em fevereiro deste ano, a empresa francesa Ipsos, especializada em pesquisas eleitorais, anunciou a compra do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), antigo Ibope.


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