A partir de 1º de fevereiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) passarão a receber R$ 46.366,19. O reajuste de 5,3% em relação ao subsídio atual, de R$ 44.008,52, não apenas beneficia os magistrados, mas também altera os vencimentos de outros cargos importantes da administração pública. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros, deputados federais e senadores também terão seus salários elevados ao mesmo patamar.
Teto constitucional
O aumento está previsto em lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada em janeiro de 2023. Segundo a Constituição, os salários dos ministros do STF servem de teto para toda a administração pública. Na prática, isso significa que nenhum servidor público pode, ao menos em tese, receber mais do que os magistrados da Suprema Corte.
Reajustes nas capitais
Recentemente, publicamos os reajustes salariais dos vereadores de Aracaju, que tiveram aumento de 4,5%, passando a vigorar a partir de 2025. Além disso, outras 16 capitais brasileiras já se encontram no chamado ‘bolo dos supersalários’, onde os vencimentos ultrapassam os limites razoáveis frente às condições da maioria da população.
É assim que vive o Brasil: muitos pousando para o eleitorado como boa gente e o povo passando muito mal.
Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.