Faleceu na noite desta segunda-feira (21), aos 81 anos, o jornalista Ivan Macedo Valença, um dos maiores nomes da imprensa sergipana. Ele estava internado há dois meses em um hospital particular de Aracaju e morreu em decorrência de insuficiência respiratória.

O velório ocorre no Osaf, localizado na Rua Itaporanga, no Centro da capital. O sepultamento está previsto para as 11h desta terça-feira (22), no Cemitério da Cruz Vermelha.
Ivan era viúvo e não deixa filhos.
Paixão pelo jornalismo e cinema
Ivan Valença começou sua trajetória ainda jovem, como colunista da Gazeta de Sergipe, assinando seus textos sob pseudônimo. Era graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe e participou da fundação de importantes veículos de comunicação no estado, como o Jornal da Cidade e o portal Infonet.
No Jornal da Cidade, ficou eternizado com o seu Colunão, onde escrevia editoriais e críticas de cinema — uma de suas grandes paixões. Em 1962, fundou o Clube de Cinema de Sergipe, espaço de efervescência cultural e intelectual.
Ivan também teve passagem pela vida pública, tendo sido secretário de Cultura durante o governo Albano Franco.
Homenagens e despedidas
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (Sindijor/SE) lamentou a perda por meio de nota oficial:
“Rogamos para que eles possam encontrar conforto nesse momento em que as palavras se apequenam diante da tristeza, bem como da grandeza deste ícone da comunicação sergipana.”
O governador Fábio Mitidieri também prestou homenagem nas redes sociais, destacando a relevância de Ivan para a cultura e o jornalismo sergipano.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.