Com a concretização da formatura de mais 307 novos soldados da Polícia Militar, o Estado de Sergipe já contabiliza a convocação de mais de 2 mil novos servidores para atuação na área da segurança pública nos 75 municípios sergipanos. Os novos servidores integram os quadros dos efetivos das polícias Militar, Civil, Penal e também do Corpo de Bombeiros.
As convocações ocorreram ao longo dos últimos quatro anos e são fruto da realização de concursos públicos para a recomposição do efetivo e implementação do planejamento estratégico de redução dos índices de criminalidade em Sergipe. Os novos servidores passaram por cursos de formação nas respectivas instituições em que atuam.
No âmbito da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com a formatura dos 307 novos soldados, já foram convocados mais de 1,6 mil novos servidores. Os novos policiais militares, além de terem sido aprovados em concurso público, passaram por curso de formação junto ao Centro de Ensino e Instrução (CEI), da Polícia Militar.
Ainda no tocante à SSP, a Polícia Civil já concretizou a convocação de 55 novos delegados, que passaram em concurso público e foram aprovados no curso de formação de delegados da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Em breve, terá início o curso de formação dos 120 agentes e escrivães também aprovados em concurso público.
Também no campo de atuação da Secretaria da Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros também recebeu reforço operacional com a realização de concurso público, que resultou na convocação de 431 novos bombeiros militares. Os novos servidores também passaram por curso de formação e estão aptos a atuar em todo o estado de Sergipe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atuação da segurança pública também conta com a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), que abrange perícias em objetos, locais de crime e exames em corpos e em pessoas vivas. Em breve, será realizado o concurso público que prevê a contratação de 60 novos servidores para atuação na Polícia Científica de Sergipe.
“É um compromisso com o povo do nosso estado. Sabemos que não se faz segurança pública apenas com equipamentos, precisamos de pessoas qualificadas e prontas para entender a situação e atuar em toda e qualquer ocorrência que envolva a segurança pública do nosso estado”, evidenciou o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes.
Já no âmbito da Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), com a reestruturação de cargos, foi criada a Polícia Penal, responsável por garantir a segurança dentro das unidades prisionais. Assim, além do efetivo já existente e da reorganização de cargos, mais 150 policiais penais puderam ser convocados em Sergipe.
“Pela necessidade de suprir lacunas existentes na segurança das unidades prisionais, providenciamos o concurso público. Fizemos toda a reestruturação da Sejuc e conseguimos chegar a esse importante avanço que foi a convocação de novos policiais penais para as nossas unidades prisionais”, pontuou o secretário da Sejuc, Cristiano Barreto.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.