Uma pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada neste sábado, 15, revelou que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deveria disputar um quarto mandato em 2026. O índice representa um aumento em relação ao levantamento anterior, realizado em setembro de 2024, quando 58% dos entrevistados se manifestaram contra a reeleição do mandatário.
Além disso, o percentual daqueles que defendem a candidatura de Lula caiu de 39% para 35%.

O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2025, com 2 mil entrevistas em 131 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os principais motivos para a rejeição à candidatura, mesmo entre aqueles que votaram no presidente, estão insatisfações com a gestão atual. Dentre as justificativas mencionadas, 17% citaram a idade avançada do petista.
O percentual de entrevistados que avaliam que Lula “não faz um bom trabalho” também aumentou, passando de 27% para 36%. No entanto, a necessidade de renovação política foi apontada como um fator relevante por apenas 7% dos entrevistados.
Veja os principais motivos:
1) Não está fazendo um bom trabalho – 36% dos entrevistados
2) Porque é corrupto – 20%
3) Pela idade – 17%
4) Já teve a sua chance – 11%
5) Por não confiar nele – 9%
6) Para ter renovação – 7%
7) Não é um bom administrador – 5%
8) Aumentou impostos – 5%
9) Prometeu não se candidatar novamente – 3%
10) Não cumpre o que promete – 2%
10) Inflação muito alta – 2%
Liderança para 2026
Apesar da crescente impopularidade apontada nos levantamentos recentes, Lula ainda lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários analisados. De acordo com uma pesquisa AtlasIntel, feita em parceria com a Bloomberg e publicada por NE Notícias, o mandatário venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro – que se encontra inelegível – por 44% a 40%.
O petista também levaria a melhor num confronto contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 41,1% das intenções de voto contra 26,2% do adversário.
➥ Confira a íntegra da pesquisa (PDF)
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e no canal do WhatsApp.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.