De desafio em desafio, a GE vai construindo a nova usina termoelétrica Porto de Sergipe I, da empresa CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe S.A., na cidade sergipana de Barra dos Coqueiros, que tem incentivos do Governo de Sergipe.
![](https://www.nenoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/04/ge-termoeletrica-1024x683.jpg)
A Grid Solutions, divisão de transmissão e distribuição da GE, está finalizando os testes de comissionamento dos equipamentos de alta tensão na subestação da planta, que vai transmitir energia em 500kV até a subestação Jardim, gerenciada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) no município de Nossa Senhora do Socorro, para distribuir na rede básica do sistema elétrico nacional.
A linha de transmissão tem cerca de 34 km de comprimento, 80 torres e atravessa quatro municípios. É a primeira vez que a GE entrega, no Brasil, uma linha de transmissão desse porte. A potência instalada da planta é de 1.5 GW, uma das maiores usinas termoelétricas em construção na América Latina com ciclo combinado a gás e vapor.
Quando entrar em operação comercial, em janeiro de 2020, a UTE Porto de Sergipe I poderá ter capacidade de geração de cerca de 1.551 MW, atendendo até 15% da demanda energética da região Nordeste, gerando energia para os lares de 20 milhões de brasileiros.
A usina pode quadruplicar a geração anual de energia de Sergipe e tornar o menor estado brasileiro o segundo maior gerador de energia da região.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.