O Ministério Público de Sergipe, por meio dos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, convida a imprensa para participar da coletiva de lançamento do Projeto “Caatinga Protegida” e de deflagração da operação de combate ao desmatamento do bioma em Sergipe.
A coletiva de imprensa será nesta quarta-feira, 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – às 7h30, no miniauditório do 1º andar – Edifício-Sede do MPSE, em Aracaju.
De caráter ostensivo (em campo) e de forma remota (georreferenciamento), a operação está sendo realizada em 20 alvos, distribuídos em oito municípios sergipanos.
A operação, que teve início no dia 03 e seguirá até 07 de junho, é uma iniciativa do Ministério Público de Sergipe, por meio dos CAOps do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos – com o suporte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Além disso, conta com a parceria da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama/SE) e da Polícia Militar de Sergipe – Pelotão Ambiental.
Segundo o MapBiomas, o estado de Sergipe tem uma participação ativa no quesito desmatamento ilegal na Caatinga, tendo como os principais vetores a pecuária extensiva e a cultura do milho que na última década avançou sobre novas áreas no sertão e com isso, acelerou o processo de perda de vegetação nativa.
O Relatório Anual de Desmatamento (RAD) de 2022 mostrou um crescimento de 145% de alertas de desmatamentos no estado de Sergipe em relação ao ano de 2021. Esse aumento foi crescente nos estados de Alagoas com 243%, Piauí com 116%. Mas grande parte desse desmatamento nos Estados de Sergipe e Alagoas ocorreram no Bioma Caatinga.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.