Vitor Ramos

É interessante ver como mudam as relações entre empresas e pessoas, e como mudou muito a maneira como todos enxergam o trabalho voluntário e os impactos dele para todas as partes envolvidas. Com a conscientização sobre nosso lugar no mundo, também vem aumentando consideravelmente o número de empreendimentos que se unem a grandes projetos sociais. Os motivos por trás disso são valiosos e só rendem bons frutos.

Um deles é o incentivo fiscal fornecido pelo Governo. Ou seja, quando a empresa realiza doações ou financia instituições beneficentes, elas ajudam comunidades e ao mesmo tempo tem parte das doações deduzidas do imposto de renda. É um dinheiro justo, transparente e que ela sabe onde está sendo bem investido.

Mas esse não é o único incentivo. A maior parte dos consumidores veem com bons olhos corporações que abraçam uma causa, entendendo que realizar boas ações dizem muito sobre o caráter e valores defendidos pela empresa. E, olha, são várias as causas que podem ser adotadas como combate à fome e pobreza, educação e formação de crianças, jovens e adultos e qualquer outra que promova o bem estar e qualidade de vida.

Abaixo listamos uma relação de algumas empresas que realizam este tipo de ação, seja através de instituições próprias ou apoio a outras:

1. Bradesco

O Bradesco conta com uma instituição própria. Criada em 1956, a Fundação Bradesco investe muito em Educação, tendo hoje 40 escolas espalhadas em todo o território nacional. As escolas atuam na Educação Infantil, Fundamental e Média e possui também programas voltados para jovens e adultos como o Programa Aprendiz e Formação Inicial e Continuada e outros cursos. Cerca de 92% dos alunos atendidos fazem parte da comunidade.

2. C&A

A C&A tem lojas em todo o mundo, e no Brasil é uma das mais conhecidas empresas de vestuário. Seus funcionários, assim que são admitidos, são apresentados ao Instituto C&A. A partir de então, são convidados a participar do programa de voluntariado que ocorre durante o horário de expediente em dias específicos do mês. Com isso, ajudam em causas voltadas à educação em mais de 115 instituições.

3. English Live

Várias empresas não medem esforços para ajudar instituições ao redor do mundo em prol da busca por melhores condições de vida. A English Live é uma delas, e declarou recentemente seu apoio a apoio a ONG sul-africana Imibala Trust. É um trabalho bastante importante, tendo em vista que a Organização ajuda crianças que cresceram em situação de risco.

4. Bosch

A Bosch ajuda jovens em sua profissionalização através do Instituto Robert Bosch. Em seus cursos voltados ao mercado de trabalho, os jovens têm a oportunidade de fazer formações e melhorarem seu desenvolvimento. Com isso, terão mais condições de terem boas oportunidades no futuro e desenvolverem suas competências. A Bosch também apoia outras instituições como a Fundação Eufraten, Cidade da Criança e Obras Sociais Irmã Dulce.

5. AMBEV

A cervejaria AMBEV também faz sua contribuição ao mundo através do programa VOA. Neste, os funcionários da empresa são convidados a transmitir conhecimento a mais de 115 ONGS ajudadas por ela através de capacitações. Nestas, os jovens têm a oportunidade de ter cursos de Gestão e saber um pouco mais sobre o dia a dia das empresas. Como os cursos são gravados, todo o material é disponibilizado através de uma plataforma EAD.

6. Faber-Castell

A Faber-Castell é uma velha conhecida no Brasil, ajudando em várias causas sociais. Dentre elas, ecologia, assistência à infância e idosos e outros trabalhos desenvolvidos por seus colaboradores em escolas e hospitais. Com isso, ela foi reconhecida como Empresa Amiga da Criança.

7. Ericsson

A empresa de tecnologia Ericsson também tem um programa voltado para o voluntariado. No Jovem Parceiro, estudantes de uma escola podem assistir a aulas virtuais que são ministradas por voluntários da empresa e transmitidas via Skype. E o mais bacana disso tudo é pensar que os jovens que vivem em uma comunidade em Suruacá, Pará tem a oportunidade de aprender a mexer em ferramentas virtuais como o Google Maps.

8. GE

A multinacional General Eletric possui sedes em todo o mundo e, com anos de estrada, tem um trabalho internacional voltado para o campo social: a GE Volunteers. Com o programa são feitas parcerias com várias fundações e instituições, e com isso pode realizar ações nas mais diversas áreas como educação, bem-estar, saúde e meio ambiente. Vale lembrar que muitos desses trabalhos são ajudados pelos próprios funcionários da GE, que realizam voluntariado. Além desse, outras ações são desenvolvidas pela empresa em cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Campinas, Cotia Macaé, Belo Horizonte, Contagem, Petrópolis, Recife e Salvador.

Como percebemos, é muito importante realizar doações e serviços que venham agregar e ajudar o próximo. Isso traz uma proximidade maior entre as pessoas, diminui as distâncias e torna o mundo mais leve. É um trabalho que só soma e traz benefícios a todo mundo.