Cruzeiro

Depois de 13 anos, o atacante Dudu está de volta ao Cruzeiro. O anúncio foi feito pelo presidente Pedro Lourenço, no programa Bastidores, da Rádio Itatiaia e nas redes sociais do clube. O último time do atacante foi o Palmeiras, com quem encerrou o vínculo na última semana. Dudu assina contrato com o Cruzeiro para defender as cores do Cabuloso até 2027.

Cria da Toca, Dudu jogou pelo Cruzeiro por muito tempo, mas sua última partida com a camisa celeste foi em 2011, quando ele tinha 19 anos. Relembre um pouco de como foi essa primeira passagem de Dudu pelo Cruzeiro.

O INÍCIO DE TUDO

Dudu chegou ao Cruzeiro em 2005, quando tinha 13 anos de idade. Com muita um estilo de jogo agressivo e veloz, Dudu passou pelo sub-15, sub-17 e sub-20 do Cruzeiro, disputando campeonatos no Brasil e no mundo com a camisa celeste. Aos poucos, Dudu foi ganhando espaço nas categorias superiores e chamando a atenção da comissão técnica principal.

A ESTREIA COMO PROFISSIONAL

Destacando-se na base, a oportunidade no time profissional não demoraria a surgir. A primeira chance na equipe principal veio 2009, na partida contra o Palmeiras, no Parque Antártica, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o Cruzeiro voltava suas atenções para a Copa Libertadores e acabava jogando com uma equipe alternativa nas partidas do Brasileirão. O então técnico, Adílson Batista, escalou Dudu em outras cinco oportunidades: uma vez contra Avaí, Goiás, Corinthians, Santos e Flamengo.

COPINHA E PASSAGEM PELO CORITIBA

Na temporada seguinte, Dudu retornou para o sub-20 do Cruzeiro e disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior. Na Copinha, Dudu foi um dos destaques do Cruzeiro, que chegou até as quartas de final da competição. Com bom desempenho com a equipe sub-20, mas ainda sem espaço com a equipe principal, Dudu foi emprestado ao Coritiba. Sob o comando do técnico Ney Franco, Dudu foi peça importante na campanha do Coritiba em 2010.

O RETORNO AO CRUZEIRO

A pedido do técnico Cuca, Dudu retornou para o Cruzeiro em 2011. Logo no primeiro jogo após o seu retorno, no amistoso contra o Uberlândia, Dudu marcou o seu primeiro gol como profissional. Na semana seguinte, contra a Caldense, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, Dudu marcou o seu primeiro gol em um jogo oficial. Com muita habilidade e velocidade, Dudu sempre foi acionado em jogos do estadual, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. Fez parte do elenco que campeão mineiro em maio de 2011.

COPA DO MUNDO SUB-20 E DESPEDIDA

O desempenho com a camisa celeste o fez ser convocado para a Copa do Mundo sub-20 de 2011. À frente da seleção estava um velho conhecido: o técnico Ney Franco era o comandante da seleção, após boa campanha no Coritiba. Na competição, Dudu entrou em todos os jogos e marcou três gols, terminando a Copa do Mundo como campeão com a seleção brasileira.

Porém, o seu retorno ao Cruzeiro após o torneio seria apenas para se despedir. Dudu acabou chamando a atenção do Dinamo de Kiev e em agosto de 2011 acabou se transferindo para o futebol ucraniano. Em sua despedida, Dudu mostrou-se cheio de expectativa com a oportunidade de atuar no futebol europeu e comentou sobre a possibilidade de um dia retornar ao Cruzeiro.

TÍTULOS

INTERNACIONAIS

Copa Libertadores: 2020 e 2021

Recopa Sul-Americana: 2022

NACIONAIS

Campeonato Brasileiro: 2016, 2018, 2022 e 2023

Copa do Brasil: 2015

Supercopa do Brasil: 2023

Campeonato Brasileiro série B: 2010

Copa da Ucrânia: 2013-14

ESTADUAIS

Campeonato Mineiro: 2011

Campeonato Paulista: 2020, 2022 e 2023

SELEÇÃO BRASILEIRA

Campeonato Sul-Americano sub-17: 2009

Copa Sendai: 2009

Copa do Mundo Sub-20: 2011