NE Notícias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, solicitou explicações ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), sobre a lei que permite a concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A informação foi divulgada pela revista Carta Capital em reportagem de Wendal Carmo no dia 29 de agosto.

Cristiano Zanin — Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A lei, aprovada no final de 2023, prevê a concessão dos serviços de saneamento e abastecimento hídrico à iniciativa privada por 35 anos. O despacho de Zanin, assinado em 28 de agosto, também requer manifestações da Assembleia Legislativa e da Procuradoria-Geral da República.

A ação que motivou o questionamento do ministro foi movida pelo diretório nacional do PT, que busca anular a lei que unificou as microrregiões de saneamento no estado. O partido alega que o texto “usurpa a autonomia dos municípios e agiganta a ingerência do Estado”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Enquanto o governo de Sergipe aguarda a conclusão do processo para se pronunciar, quatro grupos já manifestaram interesse em gerir os serviços da Deso, como publicamos aqui.

O leilão da companhia está previsto para a próxima quarta-feira, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Leia a reportagem da Carta Capital

Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo e vem com a gente em nossas redes sociais: Facebook, YouTube, Threads e nosso canal no WhatsApp!