O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) ainda não engoliu a postura do governador Fábio Mitidieri (PSD) nas eleições de 2022. Na semana passada, NE Notícias publicou que o parlamentar já havia se queixado do descumprimento de um acordo de “neutralidade” por parte do governador. Mitidieri, na ocasião, apoiou o adversário Sérgio Reis (PSD).

Em sua coluna publicada nesta quinta-feira, 27, a jornalista Rita Oliveira destaca pontos de uma outra entrevista concedida pelo parlamentar afirmando que havia firmado três acordos políticos com Mitidieri: integrar o governo em caso de vitória, garantir a neutralidade do governador na disputa em Lagarto e ter apoio para sua candidatura ao Senado em 2026. Desses, segundo Gustinho, apenas o primeiro foi cumprido, com a diretoria da Deso.
Veja o que escreveu a jornalista:
O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos), que anda magoado com o governador Fábio Mitidieri por ter ido na campanha eleitoral 2024 a Lagarto fazer campanha para seu adversário político Sérgio Reis (PSD), afirmou nesta quarta-feira no programa de George Magalhães que nas eleições 2022 firmou três acordos políticos com FM para apoiá-lo. São eles: fazer parte do governo no caso dele ser eleito; neutralidade nas eleições em Lagarto; e ele ser candidato a senador em 2026 na sua chapa.
Apesar da insatisfação, Gustinho afirmou que o Republicanos, partido qual preside no estado, continua ao lado de Fábio Mitidieri, mas que não pretende fechar portas para apoiar outro nome.
Continua Rita:
Disse que Mitidieri cumpriu a participação no governo, com a diretoria da Deso, mas não o compromisso de neutralidade nas eleições em Lagarto, tendo, inclusive, usado a força da máquina pública para favorecer Sérgio Reis, desequilibrando o pleito. Agora Gustinho, que não deverá ser candidato a senador pelo agrupamento governista, afirma que ainda é cedo para decidir rumo político em 2026.
Há a possibilidade de Gustinho apoiar uma eventual candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) ao governo, embora o prefeito encontre-se inelegível:
Indagado se pode apoiar uma eventual candidatura ao governo de Valmir de Francisquinho (PL), que continua inelegível, Gustinho afirmou que o Republicanos continua com o governador Fábio Mitidieri, mas não vai fechar portas para ninguém como presidente do Republicanos. Admitiu que tem conversado muito com o filho de Valmir, o colega deputado federal Ícaro de Valmir (PL).
Rita Oliveira
Curiosamente, mesmo com todo esse desabafo, Gustinho marcou presença ao lado do governador em um evento do governo realizado na quarta-feira, 26 [foto que ilustra esta postagem].
Coisas da política.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e no canal do WhatsApp.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.