![Presidente Lula](https://www.nenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Lula-2023.webp)
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou uma queda expressiva, atingindo o pior índice de aprovação de todos os seus mandatos. De acordo com pesquisa Datafolha publicada na tarde desta sexta-feira (14), apenas 24% dos brasileiros avaliam positivamente o governo Lula, redução de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro de 2024.
O Datafolha aponta que a aprovação do presidente caiu de 35% para 24% em apenas dois meses, marcando uma derrocada inédita para Lula, que está em seu terceiro mandato. A reprovação subiu de 34% para 41%, enquanto aqueles que consideram a gestão regular passaram de 29% para 32%.
O levantamento foi realizado na segunda (10) e terça-feira (11) com 2.007 eleitores em 113 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Reação
Diante do recuo na popularidade, o governo Lula busca estratégias para conter a queda e reverter o cenário. A aposta do Planalto está em avanços na economia e em ajustes na comunicação com a população. Integrantes do governo acreditam que uma melhora nos indicadores econômicos pode contribuir para a recuperação da imagem do presidente.
“Esse tombo de 44% para 29% em poucos meses, com certeza, é a economia. É a inflação dos alimentos. A sensação de que você vai no mercado e está tudo caro, que você compra menos”, avalia @octavio_guedes, sobre pesquisa Datafolha.
— GloboNews (@GloboNews) February 14, 2025
➡ Assista ao #GloboNewsMais:… pic.twitter.com/dTjbDmy7H4
As pesquisas também indicam incertezas em relação ao cenário eleitoral de 2026. No entanto, um levantamento recente da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, publicado por NE Notícias, ainda aponta Lula como favorito para a próxima disputa presidencial.
Há muito chão até 2026, resta saber como o presidente e sua equipe conseguirão reverter a baixa popularidade e recuperar a confiança do eleitorado.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e no canal do WhatsApp.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.