O 2º turno, em Aracaju, transcorreu conforme o esperado. O eleitor votou com tranquilidade, o fluxo de votação nas seções eleitorais fluiu de maneira célere, ou seja, a eleitora e o eleitor não tiveram de ficar esperando para votar. Como afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Des. Diógenes Barreto, “As eleições foram um sucesso”.
Das 1.313 urnas eletrônicas utilizadas na capital, somente 6 foram substituídas e, conforme relatório da Polícia Militar, poucas ocorrências foram registradas.
O presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, ao encerrar a sessão extraordinária de domingo, 27 de outubro, elogiou o trabalho das(os) magistradas(os), promotoras(es), servidoras(es) da Justiça Eleitoral, mesárias e mesários, de todos os colaboradores envolvidos, bem como dos agentes das Forças de Segurança. “O dia de votação em Aracaju foi marcado pela tranquilidade e organização. Os eleitores aracajuanos se comportaram de forma ordeira e vivenciamos um 2º Turno de eleições seguras e transparentes, conforme os ideais democráticos”, concluiu o desembargador presidente.
Apuração dos Votos
O resultado geral da votação já está disponível para consulta no site Resultados. Emília Correa (PL), foi eleita para ocupar o cargo de prefeita de Aracaju com 165.924 votos, o que equivale a 57,46% dos votos válidos. O candidato Luiz Roberto (PDT) obteve 122.842 (42,54%) dos votos válidos.
A taxa de abstenção no 2º Turno (25,16%) foi levemente superior a verificada no 1º Turno (21,15%). Às 18 horas e 15 minutos, o TRE-SE concluiu a totalização das 1.313 das seções eleitorais. A celeridade na apuração dos votos é fruto do planejamento e trabalho conjunto de servidores dos Cartórios Eleitorais e servidores da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.
As juntas apuradoras funcionaram da seguinte forma: 1ª Zona Eleitoral, os votos foram apurados na sede do Ministério Público Estadual; 2ª Zona Eleitoral, os votos foram apurados no Fórum Aloísio de Abreu Lima, onde ficam os cartórios eleitorais correspondentes às três zonas; e 27ª, os votos foram apurados na sede do TRE-SE.
A Justiça Eleitoral já disponibilizou o resultado por seção das eleições em Aracaju. Na parte superior do site Resultados, basta selecionar a opção Dados de Urna, selecionar a Zona e a Seção Eleitoral para visualizar informações como o Boletim de Urna, o Registro Digital do Voto (RDV) e o Log de Urna.
Acessibilidade no 2ª turno
Em alguns locais de votação, a exemplo do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, a Justiça Eleitoral contou com a colaboração de mesários e mesárias com Síndrome de Down e pessoas surdas. Além disso, os Cartórios da 1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais garantiram a presença de coordenadores de acessibilidade em todos os locais de votação. Em muitos colégios também forma disponibilizadas cadeiras de rodas para eleitores com dificuldade de locomoção e pessoas obesas. Aproximadamente 20 intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) auxiliaram no atendimento presencial de eleitores com deficiência auditiva.
Em adição, no edifício Sede do TRE-SE, dois intérpretes de Libras atenderam o eleitorado por meio de videochamada, das 8h às 17h, pelos números de WhatsApp (79) 99950-4513 e (79) 99812-8349.
Todos os locais de votação foram vistoriados, com muita antecedência, pelos chefes de cartório. Os servidores da Justiça Eleitoral sempre avaliam as condições das instalações para receber o eleitorado com deficiência e, caso constatem alguma inconsistência, o juiz eleitoral adota as providências necessárias, como por exemplo, oficiar a Secretaria de Educação para proceder aos ajustes arquitetônicos ou estruturais necessários, caso o local de votação se trate de um colégio público. O mesmo procedimento é adotado por todas as Zonas Eleitorais do Estado.
Auditoria das Urnas
Na véspera do 2º Turno (dia 26), em sessão pública, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, aconteceu a escolha das seções auditadas, isto é, submetidas ao teste de integridade e ao teste de autenticidade, conforme o relatório a seguir:
Seis sessões foram escolhidas para a auditoria que corresponde ao teste de integridade das urnas eletrônicas:
Uma urna passou pelo Teste de Integridade com biometria: Foi a seção 0505, da 2ª Zona Eleitoral, localizada na Escola Estadual Atheneu Sergipense. A urna foi escolhida pelo representante da Controladoria Geral da União, José Claudimi Santos.
Outras 5 urnas passaram pelo Teste de Integridade sem biometria no Iate Clube de Aracaju:
- Seção 0200, da 27ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada na Universidade Tiradentes, campus Farolândia. A escolha da seção foi do representante do Conselho Regional de Enfermagem, Syney de Almeida Araújo;
- Seção 0077, da 1ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada no Colégio Estadual Acrísio Cruz. A a urna foi escolhida pelo representante da Procuratoria Regional do Trabalho da 20ª Região, Márcio Amazonas Cabral de Andrade;
- Seção 0320, da 2ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. A escolha da seção foi da representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 16ª Região, Mariana da Costa Oliveira;
- Seção 0289, da 27ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada no Colégio Petrônio Portela. A escolha da seção foi do representante do Tribunal de Contas de Sergipe, Pedro Silva Neto;
- Seção 0422, da 1ª Zona Eleitoral, urna que seria utilizada na Escola Municipal João Teles Menezes. A escolha da seção foi do representante do Partido Liberal (PL), Renato Basílio de Souza.
Por fim, outras 3 urnas passaram pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas, procedimento que é realizado na própria seção eleitoral, antes do início da votação. Foram elas: Seção 0293, da 1ªZE, localizada no Centro de Excelência Francisco Rosa Santos. A seção foi indicada pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) Rodolfo Siqueira; Seção 0080, da 2ªZE, localizada na Faculdade Pio Décimo, indicada pelo representante da Polícia Federal (PF) Paulo Renato da Costa Pereira; Seção 0329, da 27ªZE, localizada no Colégio Nossa Escola. O representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE), Elson Amorim Simões, foi o responsável pela escolha da Seção.
Para informações detalhadas sobre como funciona o procedimento de auditoria das urnas consulte às etapas da Auditoria ou clique no link a seguir para acessar a página do TRE-SE com todas as informações referentes à auditoria em Sergipe. Página da Auditoria em Sergipe.
Tanto a cerimônia de escolha das urnas, como o Teste de Integridade foram transmitidos ao vivo pelo canal oficial do TRE-SE no YouTube.
Imprensa
A imprensa sergipana acompanhou de perto o andamento do pleito. A Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-SE disponibilizou para profissionais de imprensa o Centro de Divulgação dos Resultados das Eleições, que funcionou na sede do TRE-SE, local em que jornalistas acompanharam ao vivo os resultados da apuração.
No total, 27 veículos de comunicação se cadastraram para ter acesso ao centro de divulgação do TRE-SE. Foram 83 credenciais emitidas para comunicados sergipanos. “A participação da imprensa é um dos pilares de nossa democracia. Nossa função é facilitar o acesso dos jornalistas, de modo que possam desempenhar seu trabalho de forma livre”, afirmou o assessor de comunicação do TRE-SE Ricardo Ribeiro.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.