Febraban - Federação Brasileira de Bancos

O Carnaval está chegando e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) reforça o alerta para que os clientes evitem golpes e furtos devido à aglomeração de pessoas e à distração no momento de pagamentos. O folião deve se focar em dois cuidados principais: proteger e guardar bem o telefone celular e redobrar a atenção na hora de comprar algo em vendedores ambulantes.

Folião utilizando o celular no carnaval
Bruno|Pixabay

“Antes de sair de casa, revise os limites de seu Pix e de seu cartão de crédito para valores que realmente for usar na festa. Instale as ferramentas de segurança do fabricante de seu celular e use recursos como, por exemplo, que ocultem aplicativos ou ainda que peçam biometria facial para a abertura”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

“Orientamos também que o cliente baixe o aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça, feito em parceria com a Febraban e Anatel, que permite que um celular perdido, furtado ou roubado seja bloqueado de maneira rápida”, complementa.

Veja as 10 principais dicas para que o folião curta o Carnaval em segurança

1 Proteja seu cartão e celular e não os guardem soltos em bolsos;

2 Antes de sair de casa, revise os limites de seu Pix e também de seu cartão para valores que realmente for usar na festa;

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3 Ao comprar com cartão em vendedores ambulantes: insira você mesmo o cartão na maquininha. Se não for possível, confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Personalize seu cartão para que fique fácil sua identificação;

4 Desabilite durante a folia o pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito. Caso o cliente queira manter esta função, cadastre os cartões apenas no aplicativo ‘wallet’ do smartphone;

5 Na compra com cartão, proteja a sua senha de pessoas ao redor;

6 Não aceite fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado;

Reprodução

7 Baixe o aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça. Memorize ou leve anotado os contatos de confiança do app. Informações neste link;

8 Use sempre as ferramentas de segurança oferecidas pela empresa de seu celular e deixe o bloqueio automático de tela habilitado;

9 Faça backup de seus dados e envie informações para a nuvem para não perder seus dados com um eventual furto do dispositivo;

10 No caso de roubo de seu aparelho celular ou de seu cartão, avise imediatamente seu banco e faça um boletim de ocorrência.

Continue lendo