O Governo de Sergipe publicou nesta quinta-feira, 3, os editais retificados do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), que flexibilizam o Teste de Aptidão Física (TAF) feminino. A medida cumpre uma decisão judicial.

A flexibilização diz respeito ao teste de suspensão na barra fixa para as candidatas aos cargos de soldado e oficial. Inicialmente previsto pela Comissão Organizadora e pelo Selecon para ser realizado com pegada pronada, o exame agora poderá ser executado com pegada livre, conforme os termos da decisão da Justiça estadual.
Para ampliar o acesso das mulheres à PMSE, a gestão estadual atualizou a legislação referente ao efetivo da corporação, em 2024, por meio de projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A partir destes, foi extinta a limitação de vagas em concurso para candidatas do sexo feminino, além da redução da altura mínima exigida para o ingresso, tanto na PMSE quanto no Corpo de Bombeiros Militar.
Também por meio de projeto de lei enviado à Alese, o Governo de Sergipe passou a adotar critérios diferenciados de desempenho para homens e mulheres, considerando aspectos fisiológicos, etários e funções a serem desempenhadas no cargo.
Concurso PMSE
O concurso da Polícia Militar de Sergipe visa reforçar a segurança pública estadual, oferecendo 300 vagas para o cargo de soldado combatente, 30 vagas para oficial combatente e cinco para a área da saúde. A primeira fase da seleção ocorreu em 24 de fevereiro, com a aplicação das provas objetivas e discursivas.
Organizado pela Sead e pela PMSE, e executado pelo Selecon, o concurso registrou um total de 47.260 candidatos inscritos para as 335 vagas disponíveis. Os aprovados na primeira fase serão convocados para a segunda etapa, que consistirá no Teste de Aptidão Física. O certame ainda prevê outras três fases: Avaliação Psicológica, Pesquisa da Conduta Social, da Reputação e Idoneidade, e Inspeção de Saúde.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.