NE Notícias

Na manhã deste domingo, 19 de janeiro, às 6h15 (horário de brasília), iniciou o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, em meio a tensões e atrasos na execução do acordo. O grupo terrorista demorou a entregar a lista com os nomes de três reféns mulheres que deverão ser libertas, o que provocou uma forte retaliação de Israel antes do início da trégua.

Família sentada fora de um abrigo improvisado na Faixa de Gaza
Família sentada fora de um abrigo improvisado em Gaza|UN News

Na madrugada de hoje, forças israelenses realizaram bombardeios na Faixa de Gaza, resultando em ao menos 19 mortes e dezenas de feridos. Segundo o Hamas, o atraso na entrega da lista foi causado por “complicações no terreno e a continuação dos bombardeios”. O horário exato da libertação dos reféns ainda não foi divulgado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como parte do acordo, Israel deve libertar 95 prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e crianças. Além disso, caminhões com ajuda humanitária devem chegar à Faixa de Gaza nas próximas horas. Números do Ministério da Saúde de Gaza indicam que 46.913 pessoas morreram desde o início da guerra.

Espera-se que, ao longo das próximas seis semanas, mais 30 reféns sejam liberados, enquanto as negociações para a continuidade do cessar-fogo seguem em andamento.