A bola vai rolar para o campeonato mais charmoso e de maior audiência do país: o Campeonato Carioca Superbet 2025. E com muitas novidades neste ano. Além do recurso do VAR em todas as partidas, a competição terá o nome de Zico no troféu, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, além da assinatura de José Carlos Araújo, o Garotinho, nas medalhas do campeão.
Teremos a volta da TV Globo, que vai transmitir na TV aberta junto com a Band. O Sportv, Premiere e Bandsports nos canais fechados. O canal GOAT será responsável pelas transmissões no YouTube.
Assim como nos últimos anos, 12 clubes disputam o Carioca, sendo 11 rodadas em turno único, no qual o vencedor leva a Taça Guanabara. Os quatro primeiros colocados fazem a semifinal e os times do 5º ao 8º lugar disputam a Taça Rio.
Semifinais e finais em jogos de ida e volta para definir o grande campeão. O detentor atual do troféu do Cariocão é o Flamengo.
Será que o time da Gávea vai ficar com o bi ou teremos os outros três grandes mostrando sua força: o Botafogo, atual campeão Brasileiro e da Copa Libertadores; ou o Fluminense, campeão da Recopa Sul-Americana ou o Vasco da Gama, que não vence desde 2016?
Poderemos ter uma grata surpresa, como foi o Nova Iguaçu, finalista de 2024; o Volta Redonda, atual campeão da Série C do Brasileiro; o Maricá, caçula na Série A, que faturou os títulos da Copa Rio e da Série A2; o Boavista, com sua nova SAF; os tradicionais Bangu, Portuguesa e Madureira; ou o jovem, ainda na Série A, Sampaio Corrêa?
Enfim, teremos o Campeonato Carioca mais equilibrado dos últimos anos, todos com elencos fortes e com grandes multicampeões. E, claro, seguindo a tradição, com jogos por todo o Brasil.
Na 1ª rodada, o jogo que abre a competição será Botafogo e Maricá, no sábado (11/01), às 16 horas, no Nilton Santos. No mesmo dia, Nova Iguaçu e Vasco, às 16h30, em São Januário e Bangu e Portuguesa, às 19 horas, em Moça Bonita, encerram os jogos do sabadão.
No domingo (12/01), o Flamengo viaja até Aracaju para receber o Boavista, no Baptistão, às 16 horas. No mesmo horário, Madureira e Volta Redonda medem forças em Conselheiro Galvão. Fechando a rodada inicial da Taça Guanabara, Fluminense encara o Sampaio Corrêa, em Moça Bonita.
Abaixo, um guia com os destaques de cada clube da competição:
Favoritos
Botafogo
O tricampeão brasileiro e campeão da Glória Eterna perdeu alguns destaques para este ano, como Luiz Henrique e Thiago Almada, além de muitos jogadores do elenco, inclusive seu treinador, Artur Jorge. Porém, a base do time titular do Alvinegro, com John, Bastos Alex Telles, Savarino, Igor Jesus e o capitão Marlon Freitas, mantém a esperança de uma boa campanha no Carioca Superbet. Atual bicampeão da Taça Rio, o Glorioso tenta chegar às semifinais da competição, que não conquista desde 2018.
Estádio: Nilton Santos
Títulos da Série A: 21
Técnico: Ainda não tem
Time base: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Junior Santos, Igor Jesus e Matheus Martins.
Flamengo
Atual campeão Carioca e da Copa do Brasil, o Rubro-Negro perdeu também alguns destaques, como David Luiz, Fabrício Bruno e o ídolo Gabriel Barbosa. Entretanto, o time da Gávea, que segue comandado por Filipe Luís, chega com sua base sempre forte e os remanescentes Bruno Henrique, Luiz Araújo, De La Cruz, Gerson, Léo Ortiz e Arrascaeta, entre outros.
Estádio: Maracanã
Títulos da Série A: 38
Técnico: Filipe Luís
Time base: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique e Plata.
Fluminense
Após uma campanha ruim no Brasileirão, o Tricolor trouxe vários jogadores para a disputa do estadual. Hércules (ex-Fortaleza), Canobbio (ex-Athletico-PR), Renê (ex-Internacional) e Paulo Baya (ex-Goiás) foram alguns dos reforços anunciados pelo time das Laranjeiras. Além disso, manteve os destaques do time, como Fábio, Thiago Silva, Ganso, Arias e Cano. O comando segue com Mano Menezes.
Estádio: Maracanã
Títulos da Série A: 31
Técnico: Mano Menezes
Time base: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Gabriel Fuentes; Bernal, Martinelli e Ganso; Arias, Kauã Elias e Canobbio.
Vasco da Gama
Com técnico novo, Fábio Carille, o Gigante da Colina aposta na força da sua torcida e base mantida de 2024 para buscar o título que não vence desde 2016. Entre os novos jogadores contratados pelo cruzmaltino, o ex-botafoguense Tchê Tchê é o mais conhecido. Por sua vez, o clube manteve os craques Payet e o “pai” Philippe Coutinho no elenco, além do artilheiro Vegetti.
Estádio: São Januário
Títulos da Série A: 24
Técnico: Fábio Carille
Time base: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Vitor, Lucas Oliveira e Lucas Piton; Hugo Moura, Jair e Tchê Tchê; Coutinho, Adson e Vegetti.
Times formadores
Bangu
O Gigante da Zona Oeste se reforçou com os artilheiros que se destacaram na Série A2 e na Copa Rio: Fabinho Polhão, ex-Audax, e Macário (ex-Olaria). Além disso, o Alvirubro trouxe 20 novos jogadores para a disputa do Carioca. O técnico é o Júnior Martins, que já foi gerente do clube e dirigiu o time em outras oportunidades.
Estádio: Moça Bonita
Títulos da Série A: 2
Técnico: Júnior Martins
Time base: Alexander, Vitinho, Kevin, Yuri e Italo; Castro, Moretti, Rafael Augusto e Lucas Nathan; Macário e Fábio Polhão.
Boavista
Impulsionado pelo investimento da nova SAF do clube, o Verdão de Bacaxá aposta em velhos conhecidos, como os atacantes Erick Flores e Matheus Alessandro. Entre as novas aquisições, Anderson Conceição, ex-Vasco, e Matheus Mascarenhas, ex-Fluminense. O treinador será Caio Zanardi, que teve passagens pela seleção brasileira de base e pelo Palmeiras.
Estádio: Elcyr Resende
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Caio Zanardi
Time base: André, Ben-Hur, Anderson Conceição, Sheldon e Alysson Vinicius; Willian Oliveira, Mascarenhas, Erick Flores e Matheus Alessandro; Abner e Gabriel Conceição.
Madureira
O tricolor suburbano apostou na força de sua divisão de base, mesclada com velhos conhecidos, para poder surpreender no Campeonato Carioca Superbet. Comandado pelo técnico português Daniel Neri, que também esteve à frente do time em 2024, o Madura trouxe o meia Marcelo, além do atacante Geovane Maranhão, que também já atuou pelo Madureira, Vasco e Botafogo.
Estádio: Aniceto Moscoso
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Daniel Neri
Time base: Mota, Marquinho Carioca, Marcão, Arthur Ederson e Evandro; Lira, Wagninho, Renato Henrique e Marcelo; Minho e Geovane Maranhão.
Maricá
O Tsunami, que disputa pela primeira vez a Série A, manteve quase todo o elenco que faturou os títulos da Série A2 e da Copa Rio, inclusive o treinador Reinaldo. Destaques para o capitão e zagueiro Sandro, o meia Walber e o atacante Hugo Borges, além do goleiro Dida. De cara nova, o Lobisomem contratou o meia Gutemberg, ex-Olaria, além dos equatorianos Kevin Mercado (ex-Necaxa, do México, e LDU, do Equador) e Johan Mina, ex-Emelec, do Equador, e Werder Bremen, da Alemanha.
Estádio: João Saldanha
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Reinaldo
Time base: Dida, Magno Nunes, Mizael, Sandro e João; Ramon, Bezerro, Walber e Gutemberg; Hugo Borges e Clisman.
Nova Iguaçu
Vice-campeão Carioca em 2024, o Orgulho da Baixada sonha beliscar novamente uma vaga na semifinal da competição neste ano. Para isso, conta com o comando de Carlos Vitor, que já figura como treinador do time por mais de 6 anos. A equipe laranja aposta novamente na sua base formada no CT do clube, um dos melhores do país, celeiro de talentos da região. Entre os novos contratados, o atacante Philipe Costa, ex-Goiás, e o goleiro Lucas Maticoli, ex-Náutico.
Estádio: Laranjão
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Carlos Vitor
Time base: Lucas Maticoli, Yan, Gabriel Pinheiro, Renan e Mateus Müller; Jorge Pedra, Igor Guilherme, João Lucas e Xandinho; Andrey e Philippe.
Portuguesa
Após completar 100 anos em 2024, a Lusa manteve boa parte do elenco que disputou a Série D do Brasileiro em 2024. Entre os remanescentes, o atacante Romarinho, cria e ídolo do clube, além de Lucas Santos e Rafael Silva, ambos ex- Vasco. O treinador da Zebra neste Carioca será Evaristo Piza.
Estádio: Luso-Brasileiro
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Evaristo Piza
Time base: Vinicius, Joazi, Thomas Kayky, Victor Pereira e MV; Wellington Cézar, João Paulo, Lucas Santos, Romarinho e Rosa; Lohan.
Sampaio Corrêa
Após se manter na Série A em 2024, o Galinho da Serra espera alçar voos mais altos no Carioca Superbet 2025. Para isso, além de reformar seu estádio, o Lourival Gomes, para sediar partidas contra os grandes, manteve sua estrela, o atacante Elias (ex-Botafogo), e o meia Rodrigo Dantas. O treinador é Alfredo Sampaio, um dos mais experientes do futebol carioca.
Estádio: Lourival Gomes
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Alfredo Sampaio
Time base: Zé Carlos, Lucas, Marreta, Thuran e Guilherme; Vançan, Agu e Luan; Max, Elias e Rafael Pernão.
Volta Redonda
Embalado pelo título inédito da Série C do Brasileiro, o Esquadrão de Aço entra na competição com o objetivo de chegar às semifinais do estadual. O Voltaço manteve o técnico campeão, Rogério Corrêa, além de vários jogadores do elenco, como o goleiro Jean Drosny, os laterais Wellington Silva e Sanchez, o capitão e volante Bruno Barra, além do atacante MV. Entre os reforços, destaque para a volta de Luciano Naninho, o meia Chay (ex-Botafogo, Cruzeiro e Ceará) e o atacante Kelvin.
Estádio: Raulino de Oliveira
Títulos da Série A: Nenhum
Técnico: Rogério Corrêa
Time base: Jean Drosny, Wellington Silva, Lucas Souza, Luis Cáceres e Sanchez; Bruno Barra, Pierre, Luciano Naninho e Chay; MV e Bruno Barra.
FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.