Ascom SES

A campanha de vacinação contra a gripe começa em Sergipe nesta segunda-feira (7). A Secretaria Estadual da Saúde iniciou, na última terça-feira (1º), a distribuição das vacinas com as prefeituras sergipanas, responsáveis pela imunização contra a influenza. Já o dia D vacinação contra a doença está previsto para 10 de maio próximo.

Vacina influenza trivalente
Thamyres Ferreira|MS

Segundo o diretor estadual de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, quanto mais cedo vacinar, menor será o impacto dos casos durante a sazonalidade.

“Além disso, temos a circulação do vírus da Covid-19. Portando, orientamos as pessoas que atualizem a caderneta vacinal na unidade básica de saúde mais próxima de suas residências”, orienta Aurélio Góes.

Ele ressalta a importância de as pessoas participarem do ‘Dia D’ da vacinação contra a influenza.

A vacina contra a gripe é trivalente e passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O secretário do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Salviano Mariz, pontuou que é indispensável que os municípios tomem a iniciativa de vacinação: “A vacina é um instrumento primordial para evitar o internamento das crianças na rede hospitalar”, afirmou.

Também podem receber a dose:

  • trabalhadores da saúde;
  • puérperas;
  • professores dos ensinos básico e superior;
  • povos indígenas;
  • pessoas em situação de rua;
  • profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • profissionais das Forças Armadas;
  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • pessoas com deficiência permanente;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • trabalhadores portuários;
  • funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).