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Uma pesquisa da Varejo 360 revelou que o brasileiro está comprando menos nos supermercados, refletindo o impacto dos sucessivos aumentos de preços. O levantamento, realizado entre 1º e 21 de janeiro de 2025, aponta que até mesmo produtos essenciais entraram no corte de gastos.

Caixas do supermercado GBarbosa
Cencosud|Reprodução

Entre os itens mais afetados, a compra de leite UHT caiu 4,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o café torrado e moído apresentou uma queda de 2,5% no carrinho de compras do consumidor. Não é para menos, o preço do café em pó, por exemplo, subiu em todas as capitais, de acordo com o último levantamento do Dieese [veja mais abaixo].

Produtos como chocolates, biscoitos, itens de limpeza e higiene pessoal também sofreram redução na demanda. O consumo de sabonete caiu 2%, enquanto os desodorantes registraram uma queda de 0,6%. Segundo especialistas, os consumidores estão priorizando a compra de alimentos e, por isso, cortando gastos em outras categorias.

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Na quinta-feira passada (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que os brasileiros evitassem comprar produtos com preços elevados, defendendo uma espécie de boicote para pressionar o mercado.

Cesta básica sobe em 13 capitais

O custo da cesta básica aumentou em 13 das 17 capitais analisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Aracaju e Recife registraram o menor valor, R$ 600,00, enquanto São Paulo tem a cesta mais cara do país, chegando a R$ 851,82.

Em Salvador, o preço dos itens essenciais teve uma alta de 6,22% em janeiro de 2025. Os dados completos podem ser consultados no levantamento oficial do Dieese [clicando aqui].

CNN Brasil

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