Nesta quinta-feira, 21, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, participa da Blitz da Telefonia Móvel em Aracaju (SE), na praça Fausto Cardoso, na região central da cidade. Na ocasião, será montada uma tenda com aparelhos que farão a medição da qualidade dos sinais 4G e 5G oferecidos pelas operadoras na região.
Durante a semana, serão vistoriados 20 pontos na cidade visando medir a qualidade do sinal e a velocidade de conexão 4G e 5G das três maiores operadoras do país. A ação é desenvolvida pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No roteiro da Blitz constam a Praça de Eventos da Orla de Atalaia, Parque da Sementeira, Passarela do Caranguejo, Praia da Aruana, Aeroporto, Estádio Batistão, Feira do Augusto Franco Teatro Tobias Barreto, Ceasa, Centro Administrativo, Alameda Mall, Parque da Cidade, Hospital Universitário, Lamarão, Centenário, Praça Fausto Cardoso, Praça Atalaia, Praça de Eventos São Cristóvão, Universidade Federal de Sergipe e Shopping Prêmio, entre outros pontos.
Após as vistorias, a Anatel produzirá um relatório que será enviado ao Ministério das Comunicações e, posteriormente, às operadoras. Elas terão seis meses para corrigir as falhas que forem encontradas.
A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
A Blitz da Telefonia Móvel já passou por São Luís (MA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI), Timon (MA), Curitiba (PR), Vitória (ES), Goiânia (GO), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO).
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.