Itnet

A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Carlos Alberto dos Santos, bispo de Itabuna, na Bahia. Em seu lugar, foi nomeado como administrador apostólico da diocese dom Jailton de Oliveira Lino, atual bispo de Teixeira de Freitas – Caravelas, também na Bahia.

CNBB

Dom Carlos Alberto, nascido em Sergipe, possui um vasto histórico de serviços prestados à Igreja. Antes de seu episcopado, foi pároco da Paróquia Santo Antônio e Almas, em Itabaiana–SE, entre 1996 e 2003, período em que se destacou pelo apoio às vocações e pelo fortalecimento da comunidade local. Em 2005, foi nomeado bispo de Teixeira de Freitas – Caravelas e, em 2017, assumiu a diocese de Itabuna, onde permaneceu até sua recente renúncia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou agradecimentos a dom Carlos Alberto pela dedicação e liderança pastoral. Confira, abaixo, o texto:

Estimado irmão no episcopado, dom Carlos Alberto dos Santos

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa profunda gratidão por sua dedicação e liderança à frente da diocese de Itabuna, na Bahia.

Desejamos que sua nova missão seja repleta de bênçãos, e que o Senhor continue a guiá-lo em todos os seus passos.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB