Foi publicado no Diário Oficial da União (Seção 1, pg. 122) o despacho que autoriza a prorrogação da validade do 10º Concurso Público para Servidores do Ministério Público da União por mais dois anos. O documento é assinado pela secretária-geral do MPU, subprocuradora-geral da República Eliana Torelly. Com a decisão, o concurso fica válido até 27 de setembro de 2024.
Desde dezembro de 2018, quando foi homologado o resultado do certame, a instituição já nomeou 578 candidatos aprovados, sendo 250 analistas e 328 técnicos. Originalmente, o edital previa 47 vagas, das quais 36 para analistas e 11 para técnicos do MPU. Assim, o quantitativo de nomeações representa 12 vezes o número de vagas previstas. No Distrito Federal, por exemplo, já foram nomeados 81 analistas e 145 técnicos, até 9 de março de 2022, em face das 5 vagas de analista e 4 de técnico previstas no edital de abertura.
O provimento de novas vagas deve observar os critérios de oportunidade e conveniência, conforme os limites orçamentários previstos na legislação.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.