A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, vai investigar o falso alerta de terremoto enviado pelo Google nesta sexta-feira (14). A agência informou que foi comunicada sobre as notificações para diversas regiões dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Usuários de smartphones Android, sistema operacional da plataforma, receberam os alertas de abalo sísmico às 2h20 desta madrugada.
![](https://www.nenoticias.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alerta_falso_google_terremoto_fev_25.webp)
Devido ao impacto causado na população pelo envio dos alertas, a Anatel abriu um processo administrativo para avaliar a situação e entender como esses alertas foram disseminados via redes de telecomunicações.
A agência esclarece que as notificações não foram enviadas pelo Sistema Nacional de Defesa Civil, por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos, e ressaltou que foram enviados diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android. Além disso, lembrou que os envios de alertas de desastres oficiais são feitos por SMS, TV por Assinatura e pelo Defesa Civil Alerta.
A Anatel reforçou que, se qualquer irregularidade for constatada, vai adotar as providências adequadas junto à empresa responsável.
Em nota, o Google informou que, após o ocorrido, desativou o sistema de alertas de desastres e que vai investigar o episódio. Também disse que a ferramenta não foi desenhada para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial.
Ainda na madrugada desta sexta, a Defesa Civil de São Paulo e o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro negaram a ocorrência de tremores nos estados.
*Com supervisão de Bianca Paiva
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.