Vitor Mendes – Estagiário da Rádio Nacional*

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, vai investigar o falso alerta de terremoto enviado pelo Google nesta sexta-feira (14). A agência informou que foi comunicada sobre as notificações para diversas regiões dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Usuários de smartphones Android, sistema operacional da plataforma, receberam os alertas de abalo sísmico às 2h20 desta madrugada. 

Anatel

Devido ao impacto causado na população pelo envio dos alertas, a Anatel abriu um processo administrativo para avaliar a situação e entender como esses alertas foram disseminados via redes de telecomunicações.

A agência esclarece que as notificações não foram enviadas pelo Sistema Nacional de Defesa Civil, por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos, e ressaltou que foram enviados diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android. Além disso, lembrou que os envios de alertas de desastres oficiais são feitos por SMS, TV por Assinatura e pelo Defesa Civil Alerta.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Anatel reforçou que, se qualquer irregularidade for constatada, vai adotar as providências adequadas junto à empresa responsável.

Em nota, o Google informou que, após o ocorrido, desativou o sistema de alertas de desastres e que vai investigar o episódio. Também disse que a ferramenta não foi desenhada para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial.

Ainda na madrugada desta sexta, a Defesa Civil de São Paulo e o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro negaram a ocorrência de tremores nos estados.


*Com supervisão de Bianca Paiva

CNN Brasil