NE Notícias

O União Brasil, diretório de Canindé de São Francisco, moveu uma ação de investigação judicial eleitoral alegando abuso de poder político contra Antônio Carlos Porto de Andrade (Kaká Andrade), José Wilton de Souza Valença (Wilton de Nova Vida) e o deputado estadual Jeferson Luiz de Andrade, presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Machadinho entra com processo contra Kaká e Jeferson Andrade
Reprodução

A denúncia aponta que policiais militares lotados na Assembleia Legislativa do Estado teriam sido instrumentalizados para atuar exclusivamente na segurança de Kaká Andrade, realizando abordagens e revistas de forma arbitrária contra populares, apoiadores e até mesmo candidatos, sem qualquer suspeita fundamentada. Segundo a ação, tal prática visava enfraquecer a neutralidade da Polícia Militar e ampliar o controle político sobre a segurança pública local, beneficiando diretamente o agrupamento liderado por Kaká Andrade e a chapa majoritária completa.

Além de solicitar a cassação dos registros de candidatura de Kaká Andrade e José Wilton de Souza Valença, a ação requer a decretação da inelegibilidade de Jeferson Luiz de Andrade, destacando que há evidências substanciais de que o deputado instrumentalizou a Polícia Militar do Estado de Sergipe em benefício de seu parente Kaká Andrade e da campanha do agrupamento político.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A petição ainda pede a perda do cargo público de deputado estadual ocupado por Jeferson Andrade, com fundamento no artigo 22, caput e inciso XIV, da Lei Complementar Federal nº 64/90, que trata do abuso de poder político e econômico.

A denúncia também contextualiza que o agrupamento político liderado por Jeferson Andrade tem planos ambiciosos, incluindo indicá-lo para uma vaga no Tribunal de Contas de Sergipe ou posicioná-lo para disputar uma candidatura como vice-governador nas eleições de 2026.

O desfecho desta ação judicial poderá influenciar profundamente o futuro político de Sergipe e a trajetória de liderança de Jeferson Andrade e seu grupo político.


Assessoria