Aracaju, 20 de Novembro de 2018
Ao lado de Beltrame, André debate segurança pública em Sergipe


Segundo o Atlas da Violência de 2018, Sergipe é o estado que mais se mata. São 64 mortes para cada 100 mil habitantes. Com o objetivo de discutir as estratégias para combater a violência, a Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise) promoveu, nesta segunda-feira (20), o evento "Sergipe Quer Paz – Todos unidos por um estado mais seguro", na sede da entidade, em Aracaju.  

O delegado federal aposentado, José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro e idealizador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) cariocas, foi o convidado para debater sobre o assunto. Entre os presentes estiveram o senador Eduardo Amorim (PSDB/SE), o deputado federal André Moura (PSC/SE), os deputados estaduais Venâncio Fonseca (PSC) e Capitão Samuel (PSC), o vereador Zezinho do Bugio, de Aracaju (PTB), e o presidente eleito do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol-SE), Adriano Bandeira.

O Tenente-Coronel Adriano Reis, organizador do evento e presidente da Assomise, agradeceu a presença de todos e solicitou o apoio de André Moura. “Sabemos que o problema não será resolvido da noite para o dia, mas precisamos contar com a ajuda dos nossos parlamentares. E dentre todos os que se apresentaram, André Moura é o que mais tem defendido a bandeira da segurança pública com endurecimento das leis para maior proteção à sociedade, por isso o convidamos para nosso evento".

Durante o debate, Beltrame afirmou que, infelizmente, segurança pública no Brasil não é prioridade e os dados mencionados acima comprovam sua afirmativa. “Num país onde morre mais de 63 mil pessoas por ano, segurança não é prioridade. Lógico que é necessário pensar de forma macro, pois segurança pública não é só polícia. Esta é apenas um elo que compõe a solução. Precisamos ter em mente que é preciso diminui-la e alcançar bons resultados, mas é utopia acabar totalmente com a violência”, declarou o ex-secretário de segurança.

André Moura, candidato ao senado, e convidado a participar do evento, concordou com Beltrame sobre a necessidade de buscar medidas para amenizar a onda de violência, sobretudo por afetar os sergipanos, uma vez que pelo terceiro ano consecutivo, Sergipe é o estado mais violento do país. 

De acordo com o parlamentar, segurança pública sempre foi uma das principais bandeiras de seu mandato com várias propostas apresentadas na Câmara dos Deputados e pretende dar-lhes continuidade no Senado. “Entre as minhas proposituras,constam a redução da maioridade penal, já aprovada na Câmara, que está no Senado e pretendo pautá-la logo que possível; a obrigatoriedade do trabalho para o detento em obras públicas. E outras leis como o endurecimento da punição ao tráfico de drogas; a castração química para estupradores e pedófilos; e a revogação do Estatuto do Desarmamento”, justificou.

Somando forças - Na visão de Beltrame, as soluções perpassam por acordos de integração entre município, estado e União, além de firmar acordos com a iniciativa privada, e politicas públicas de curto e médio prazo. "Não é fácil ou barato; é muito complexo, mas viável".

Os prefeitos dos municípios de Japoatã, Magno; Monte Alegre, Nena de Luciano; Ilha das Flores, Cristiano Beltrão; Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas; Amparo de São Francisco, Franklin Freire; Graccho Cardoso, Cassinho da Quixabeira; Estância, Gilson Andrade; Cedro de São João, Neudo; Tomar do Geru, Pedrinho Balbino; Lagarto, Valmir Monteiro; Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral; Siriri, Zé Rosa; Simão Dias, Marival Santana; Malhador, Pirambu, Élio Martins e Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, representantes das associações das Forças de Seguranças de Sergipe marcaram presença.

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados