Aracaju, 19 de Outubro de 2018
CAVO perde no TCE


O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) negou na manhã desta quinta-feira, 19, pedido de medida cautelar da empresa Cavo Serviços e Saneamento S.A., no sentido de suspender todos os atos do processo de licitação da limpeza pública da capital, sobretudo quanto à contratação da empresa Torre Empreendimentos para execução do Lote 1 do edital - referente à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos.

Por unanimidade, prevaleceu o posicionamento do conselheiro Carlos Pinna, relator do processo, que entende não restarem comprovados os requisitos necessários para justificar o deferimento da cautelar. 

Conforme voto do relator, a Emsurb expediu ordem de serviço para a empresa contratada atendendo as normas previstas no respectivo contrato, inclusive fazendo "juntar aos autos nota fiscal da aquisição de diversos veículos para serem utilizados na coleta de resíduos sólidos". O relatório enfatiza também que a empresa contratada Torre "demonstra no momento atual (ao menos em cognição sumária) todas as condições exigidas em edital, para continuidade dos serviços de coleta de resíduos sólidos".

"Não cabe a esse Tribunal de Contas, interferir no mérito administrativo de ato discricionário a fim de aferir sua motivação, isto é entrar no juízo de conveniência e oportunidade, cabendo-lhe apenas perquirir acerca da legalidade e constitucionalidade dos feitos praticados pelo Ente Administrativo", observou Pinna.

O relator seguiu ainda posicionamento do Ministério Público de Contas ao incluir no seu voto a realização de auditoria pela Coordenadoria de Engenharia, "na medida em que a temática ora apresentada demanda vários fatores e não só aqueles vinculados a área de engenharia".

Ao ingressar com denúncia no TCE, a empresa Cavo alegou haver vícios no que tange à execução e emissão de ordem de serviço, bem como que a Torre não teria condições de executar o contrato diante das sucessivas prorrogações para comprovação de maquinário necessário.

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados