Aracaju, 21 de Agosto de 2018
Comissão aprova projeto de Valadares Filho


A Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa (CIDOSO) aprovou nesta quarta-feira (13/06) projeto de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que institui o Programa Nacional e Esporte Solidário para o Idoso (PNESI).

O PNESI prevê que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tenha garantido o direito ao acesso à prática de esporte.

Para Valadares Filho, essa iniciativa visa proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos.  “Os brasileiros estão vivendo mais, o que é muito bom, mas é preciso garantir que se viva com qualidade; e a prática regular de esporte está entre as medidas que, comprovadamente, podem melhorar a qualidade de vida dos idosos”, ressalta o deputado.

Dados da Organização Mundial de Saúde, que fundamentam a necessidade de prática esportiva ao longo da vida, em especial na terceira idade, mostram que um programa de atividade física reduz em 25% os casos de doenças cardiovasculares e em 10% o acidente vascular cerebral, as doenças respiratórias crônicas e os distúrbios mentais. Valadares Filho destaca que o mais importante é que a prática de esporte reduz de 30% para 10% o número de pessoas idosas incapazes de cuidar de si mesmos.

Além de estimular a prática desportiva para idosos, especialmente aqueles de baixa renda, o projeto de lei prevê que o Estado disponibilize a infraestrutura adequada para prática das atividades esportivas e ofereça condições para atualização e qualificação dos profissionais envolvidos na promoção do esporte social para os idosos.

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados