Aracaju, 19 de Setembro de 2018
Governo de Sergipe abre Processo Seletivo para Pré-Universitário da SEED


A partir desta segunda-feira, dia 18, estará aberto o período de inscrições para o Processo Seletivo do Curso Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed). Os detalhes da seleção para ingresso no Preuni no ano letivo 2018 estão disponíveis no Edital Nº 038/2017/SEED, publicado nesta quarta-feira, 13, pelo Gabinete do Secretário de Estado da Educação.

Gratuitamente, para concorrer a uma das 5.485 vagas disponibilizadas nos 44 polos do Preuni, instalados em 29 municípios estratégicos que contemplam todas as regiões do Estado, os candidatos deverão efetuar suas inscrições até às 23h59 do dia 5 de janeiro de 2018, exclusivamente no site da Seed.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Pré-universitário é destinado aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino e objetiva oportunizar a esse público melhores condições de acesso ao ensino de nível superior, por meio de um curso preparatório, inteiramente gratuito, ofertado na modalidade presencial.

Para seleção dos candidatos, a Coordenação Estadual do Processo Seletivo 2018 do Preuni aplicará uma prova objetiva a todos os inscritos, no próximo dia 28 de janeiro. Composta por 50 questões, elaboradas de acordo com as Matrizes de Referências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a avaliação abordará conteúdos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro e o início das aulas está previsto para o dia 26 de fevereiro, deste modo, as matrículas dos candidatos classificados serão efetuadas no período de 20 a 23 de fevereiro.

2017

Como resultado da eficácia das ações do Preuni, explica o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, o Governo de Sergipe registrou este ano número de recorde de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior com base nas notas conquistadas no Enem 2016. Foram quase 2.000 alunos aprovados em universidades e faculdades públicas e privadas em diversos estados do país.

Com isso, a coordenação do Preuni computou em 2017 uma demanda recorde e superior à de 2016 no número de inscritos para a processo seletivo do programa. Ao todo, 12.952 candidatos inscreveram-se para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas nos 44 polos de aulas presenciais do Preuni, distribuídos por 29 municípios em todas as regiões do Estado, superando os 11.834 inscritos no ano anterior.

"É imprescindível prepararmos os nossos alunos dentro da perspectiva de aprovação para estudar em universidades e faculdades, particularmente para ingresso nas instituições de ensino superior da rede pública", declara o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Os estudos deste curso preparatório, ofertado pelo Pré-universitário da Seed aos estudantes da rede pública, foram iniciados em 7 de março e se estenderam até o dia 9 de novembro, às vésperas do segundo dia de aplicação do Enem 2017, contabilizando uma jornada de 36 semanas de aulas presenciais, realizadas das segundas às sextas-feiras em todos os polos do programa.  Para isso, o governo mantém aproximadamente 300 profissionais do magistério público estadual atuando como professores e coordenadores destes polos.

"As aulas do programa são expositivas e contam com auxílio de recursos didáticos audiovisuais e apostilas exclusivas, elaboradas pelos professores do programa e que abrangem toda matriz curricular do Enem 2017", explica o diretor do Dase, Fábio Leite, ao destacar que o Preuni foi reformulado e ampliado pela Seed em 2015. 

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados