Aracaju, 23 de Outubro de 2017
MP de Sergipe presente no “I Workshop Experiências da Força-Tarefa Lava Jato” em Curitiba


Os membros do MP de Sergipe, Eduardo Barreto d'Ávila Fontes, Luciana Duarte Sobral, Daniel Carneiro Duarte e Leydson Gadelha, juntamente com o servidor Danilo José Amaral Goulart, participaram, nos dias 19 a 21 de setembro, do “I Workshop Experiências da Força-Tarefa Lava Jato: técnicas especiais de investigação para o enfrentamento da corrupção”, realizado no Ministério Público do Paraná em Curitiba.

O evento, uma iniciativa dos Ministérios Públicos do Paraná e de Pernambuco, do Ministério Público Federal (Procuradoria da República no Estado do Paraná) e da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar) reuniu cerca de 250 participantes, entre Promotores e Procuradores de Justiça das 27 unidades da Federação, especialmente os que atuam na área de Defesa do Patrimônio Público.

O objetivo do encontro foi promover o compartilhamento de experiências sobre técnicas de investigação no combate à corrupção adquiridas pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Para isso foram realizadas palestra e debates acerca de assuntos relacionados à temática, tais quais: investigação contra organizações criminosas empresariais, investigações patrimoniais e colaboração premiada, técnicas de denúncia, tipologias de lavagem de dinheiro, aspectos positivos e negativos da divulgação de colaborações premiadas e outros.

O Procurador-Geral de Justiça do MPPR, Ivonei Sfoggia, salientou a importância da iniciativa para a atuação institucional. “Nosso maior desafio é promover o aperfeiçoamento gradativo do Ministério Público, de forma a torná-lo cada vez mais eficiente no exercício do seu papel de fortalecer o sistema democrático e a justiça nas relações sociais. Nesse sentido, o aperfeiçoamento da atuação na área de proteção ao Patrimônio Público necessita da capacitação dos membros em técnicas de investigação, isso porque, como sabemos, os mecanismos de corrupção revestem-se de elevada sofisticação, enquanto as técnicas investigativas, ordinariamente utilizadas, são demasiadamente obsoletas.”

A Procuradora-Chefe da República no Estado do Paraná e coordenadora criminal do MPF, Paula Cristina Conti Thá, também comentou sobre o evento. “Para o Ministério Público Federal, é um orgulho, uma honra e um privilégio estar aqui compartilhando as experiências adquiridas nessa investigação na busca do aperfeiçoamento da nossa atuação como Ministério Público Brasileiro.”

Várias foram as experiências compartilhadas na busca pelo aperfeiçoamento no combate à corrupção. A primeira exposição foi feita por Bruno Brandão, representante da Transparência Internacional no Brasil, organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. O Procurador da República do Ministério Público Federal no Paraná e integrante da Força-Tarefa Roberson Henrique Pozzobon falou sobre a importância das técnicas especiais de investigação para o enfrentamento da corrupção.

O Procurador da República e coordenador da força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná, Deltan Dallagnol ministrou a palestra “Lava Jato: história, métodos, resultados e críticas”. Na oportunidade, fez um resgate dos resultados já alcançados com a operação, iniciada em março de 2014. De acordo com Dallagnol, o êxito da operação deve-se, em grande medida, “ao trabalho de uma grande equipe de agentes públicos dedicados e ao apoio altamente relevante da sociedade”.

De acordo com os membros do MP de Sergipe, o encontro foi muito importante, permeado de debates profícuos, ricos, com a participação de pessoas envolvidas que trouxeram contribuições importantes. “Todo conhecimento adquirido aqui será muito útil no nosso trabalho”, salientaram.

Idealizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, a participação dos membros do MP enriquecerá, ainda mais, o trabalho da Instituição no enfrentamento à corrupção no Estado de Sergipe. “Além disso, a experiência deverá ser compartilhada com outros órgãos e promotorias envolvidos na atribuição”, pontuou o PGJ de Sergipe, Rony Almeida.

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados