Aracaju, 20 de Agosto de 2017
Defensores do Distritão dizem ter votos suficientes para aprová-lo na Câmara


Os deputados que defendem o “distritão” como novo modelo do sistema eleitoral brasileiro dizem ter 335 votos em apoio ao tema na Câmara. Por ser uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição), são necessários 308 votos para aprovar a mudança.

Segundo o líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB-ES), mais de 3/5 da Câmara apoia o modelo ou como uma transição para o distrital misto. “Tivemos a favor do voto distritão o comprometimento de 335 votos. [Os deputados] Miro Teixeira (Rede-RJ) e Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) recolheram as assinaturas“, disse Coimbra.

A base de cálculo de Miro Teixeira foi no recolhimento de assinaturas para as duas PECs que propõem mudanças para o sistema eleitoral de 2018: a relatada pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) e a que acaba com as coligações partidárias e cria uma cláusula de desempenho, relatada pela deputada Shéridan (PMDB-RR).

O apoio às duas proposta de emenda, sem sobreposição, chega a 340 votos”, disse Miro Teixeira. “E não foram apoios aleatórios, foram apoios discursando, conversando, explicando. O resultado é uma incógnita, mas a margem é boa.

No “distritão”, são eleitos os candidatos mais votados em cada distrito, sem considerar o total de votos nos partidos como é no sistema proporcional.

FRENTE CONTRÁRIA

Do outro lado, partidos governistas e da oposição se uniram para tentar barrar o modelo de sistema eleitoral na reforma política. O PT, Psol, PC do B, Rede, PR, PRB, PHS, PPS, PV, PDT e PSB formam a frente. O grupo se reunirá na 3ª feira (15.ago) para discutir a estratégia que adotarão contra o modelo.

O PSDB, DEM e PSD também não vão marchar unidos. Se a gente lançar essa frente, conseguimos barrar o distritão”, disse Carlos Zarattini, líder do PT.

VOTAÇÃO PRÓXIMA

O relatório da reforma, do deputado Vicente Cândido (PT-SP), deve ser apreciado no plenário da Câmara na próxima semana. Ainda falta votar trechos separados do projeto na comissão especial, na 3ª feira (15.ago).

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados