Aracaju, 26 de Setembro de 2017
Bradesco lança plano de demissão voluntária


Um ano após concluir a compra do HSBC Brasil, o Bradesco lançou nesta quinta-feira um plano de demissão voluntária para funcionários da instituição. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco não informa quais requisitos os funcionários devem preencher para aderir ao programa, mas ressalta que a implementação do plano não comprometerá a qualidade dos serviços.

A compra do HSBC Brasil foi concluída em julho de 2016. No ano passado, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Bradesco ampliou em 17,2% o número de funcionários, de 92.861 no fim de 2015 para 108.793 no fim de 2016.

A aquisição de novas operações levou o Bradesco a um comportamento inicial diferente do que o resto do setor bancário vem registrando nos últimos anos. Diante do crescimento dos canais digitais de atendimento, a redução de funcionários tem sido a estratégia encontrada para reduzir custos.

No ano passado, quando se considera os cinco maiores bancos — Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e Santander — o número de trabalhadores caiu 0,1%, ou 497 pessoas, para 432.518.

Mas o movimento foi influenciado principalmente por esse ganho inicial de funcionários do Bradesco após a compra do HSBC Brasil. Se consideramos apenas os outros quatro maiores bancos — Itaú Unibanco, BB, Caixa e Santander —, houve redução de 4,82% no quadro, ou 16.429 trabalhadores. Os dados do Dieese mostram que já são cinco anos consecutivos de redução de postos no setor bancários (quando demissões superam admissões).

A médio prazo, as fusões — como a compra do HSBC Brasil pelo Bradesco e a aquisição da área de varejo do Citibank pelo Itaú Unibanco — tendem a intensificar os cortes de funcionários.

Com a digitalização, possível devido ao maior acesso à internet e popularização dos smartphones, a lógica é que são necessários menos funcionários e agências para atender o público.

Leia mais no Globo

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados