Aracaju, 28 de Abril de 2017
Sonia Meire e base do PSOL contra filiação


NOTA PÚBLICA CONTRA A FILIAÇÃO DE AIRTON/PPL AO PSOL!

O coletivo "PSOL pela base!", por meio desta nota pública, se posiciona contrário à filiação de Airton do PPL e seu grupo político às fileiras do PSOL.

1. Airton tem uma trajetória pública ligada à burocracia sindical por meio da CGTB, assim como historicamente tem feito alianças com partidos de direita nos processos eleitorais que tem participado através do PPL. Vale frisar que em 2014 Airton foi financiado por setores da burguesia como o grupo CENCOSUD/GBarbosa para se contrapor a campanha da companheira Sonia Meire ao governo do estado pelo PSOL e a Frente de Esquerda. Em 2015 não reconheceu a derrota sofrida pelos trabalhadores brasileiros e fechou com a direita reacionária a favor do "impeachment". Em 2016, na recente eleição de Aracaju, apoiou Valadares Filho para prefeito.

2. O PSOL tem uma história de atuação junto aos movimentos sociais e a classe trabalhadora, em defesa da unidade dos lutadores e da esquerda socialista. Há uma grande pluralidade de pensamentos no interior do partido, mas não há espaço para o conservadorismo de direita. Para isto, já existem os demais partidos burgueses. Num momento de profunda crise econômica e política das instituições e dos partidos, inclusive os de esquerda, a filiação de Airton significa um retrocesso para o processo de enraizamento e confiança que o PSOL vem construindo junto a classe trabalhadora. Como acreditar em um partido de esquerda que filia pessoas de direita?

3. A maioria da direção do PSOL em Sergipe (Unidade Socialista), liderada por Márcio Souza, afirmou que Airton não será filiado antes de ser realizada uma sabatina com o partido. Porém já admitiram a possibilidade da candidatura de Airton em 2018. Entendemos, portanto, que qualquer debate interno será mera formalidade, pois a decisão de filiar já foi tomada pela maioria. Esse mesmo grupo que defendeu a campanha de Avilete em 2010 e foi contra a campanha de Sonia Meire em 2014 agora busca filiar Airton do PPL para 2018. É assim que vamos consolidar o PSOL como verdadeira alternativa às velhas oligarquias e à burguesia sergipana? Vale tudo para manter o controle do aparelho partidário e eleger parlamentares?

4. Convocamos toda a militância de luta do PSOL em Sergipe para dizer não a filiação de Airton do PPL. É preciso um amadurecido processo de debate interno antes de qualquer decisão. Ademais, sempre defendemos a tese de que novos filiados oriundos de siglas de direita não devem ter autorização do PSOL para candidatura na eleição seguinte, como forma de preservar o partido dos oportunistas. Temos urgência em construir a greve geral no Brasil no dia 28 de abril e avançar em um bloco unitário da esquerda sergipana contra a velha direita e o governo Jackson, mas não podemos nos ausentar do debate político sobre os rumos do PSOL e da esquerda no estado.

PSOL pela Base!, 09 de abril de 2017

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados