Aracaju, 26 de Setembro de 2017
Governo do Estado abre Processo Seletivo Simplificado para Educação Especial


As secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e da Educação (Seed) divulgam edital para o Processo Seletivo Simplificado que visa contratação temporária de 43 professores de Educação Básica, que deverão atuar na área de Educação Especial. O edital será publicado no Diário Oficial dessa segunda-feira, 13.

As vagas são divididas em dois grupos, sendo 22 para atuação na Sala de Recursos Multifuncionais e mais 21 para ensino fundamental menor com alunos surdos. As vagas estão distribuídas por todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE’s).

De acordo com a gerente geral de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento de servidores do Estado, Zélia Apóstolo, o PSS deve ocorrer de forma bastante objetiva, para que os profissionais aprovados possam ingressar em sala de aula o quanto antes. “As inscrições iniciarão na segunda-feira, 13, e já no dia 03 de abril pretendemos fazer a homologação do certame”, explica.

A remuneração varia entre R$ 2.011,45 para 125 horas/aula, R$ 2.574,66, para 160 horas/aula e R$ 3.128,32 no desempenho da carga horária de 200 horas. O edital completo está disponível aqui.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o portal da Seplag, onde constam o Edital, a Ficha de Inscrição on-line e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição e upload da documentação. A inscrição pela Internet estará disponível ininterruptamente, desde as 10 horas do dia 13 de março até às 17 horas do dia 16 de março. O candidato deverá ler e seguir atentamente as orientações para formalização de sua inscrição, tomando todo o cuidado com a confirmação dos dados preenchidos.

É importante lembrar que só será permitida a inscrição em um dos cargos. “Se o candidato realizar a inscrição e perceber que errou na escolha do cargo ou lotação, poderá, no prazo de até 24 horas, cancelá-la e efetivar nova inscrição”, completa Zélia Apóstolo, ressaltando ainda a importância dos interessados lerem atentamente a todos os itens do edital.

Das vagas atuais e das que vierem a surgir em uma Diretoria de Educação (DEA ou DRE), 20% (vinte por cento) serão reservadas às pessoas com deficiência. Sendo assim, fica assegurado às pessoas com deficiência o direito de inscrição na presente seleção, desde que a deficiência seja compatível com a função para a qual o candidato deseja se inscrever.

Já os candidatos que pretendem concorrer à lista preferencial para as unidades escolares de comunidades quilombolas ou indígenas deverá, sob as penas da lei, declarar-se como pertencente à comunidade no ato de inscrição. Caso o candidato não apresente a declaração de pertencimento ou esta não seja declarada válida pela Comissão de Avaliação, o candidato será excluído da listagem preferencial, passando a constar somente da listagem de ampla concorrência.

Atribuições

Professores de Sala de Recursos Multifuncionais terão como atividades a participação na elaboração da proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino; elaboração e cumprimento do plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Os educadores deverão ainda identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público alvo da Educação Especial; elaborar e executar o Plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais; acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; entre outras atividades.

Os professores da educação fundamental menor com alunos surdos deverão exercer as mesmas atribuições, com ênfase na colaboração com o professor regente em turmas com alunos surdos.

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